Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/03/2021 às 14h51min - Atualizada em 04/03/2021 às 00h00min

Mulher & bem-estar: como viver bem diante das consequências ocasionadas pela pandemia de Covid-19?

Segundo especialistas, a manutenção do bem-estar pode estar relacionada a atitudes do dia a dia. No blog Pitanga Moda Praia é possível encontrar artigos com dicas para viver melhor.

DINO
http://blog.pitangamodapraia.com.br/

A introdução de novas rotinas com a exigência de adaptações dentro do lar requer organização para manutenção do bem-estar. Durante a pandemia, algumas alternativas podem melhorar o dia a dia de quem passou a fazer tudo num mesmo lugar.

Mas como conviver com tantas obrigações sem sofrer com a angústia de não dar conta de tudo? Em uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), 5 a cada 10 participantes se sentem ansiosos ou nervosos durante a pandemia. E 4 a cada 10 sentem-se tristes ou deprimidos.

As informações coletadas de 45.161 brasileiros nos meses de abril e maio de 2020 demonstram que além das preocupações relativas à Covid-19, a falta de alimentos e recursos financeiros são uma das razões que contribuem para o estresse. Preocupação presente na vida de quem precisa prover o próprio sustento como também realizar as tarefas cotidianas que determinam a funcionalidade de um lar.

Especificamente no caso da mulher, a jornada de múltiplas atividades segue presente também em tempos de pandemia. Conseguir dentro de 24 horas conciliar home office, aprimoramento profissional, acompanhar estudo remoto dos filhos, dar atenção à família, cuidar da casa, organizar a alimentação diária, tudo isso são algumas das tarefas cotidianas de muitas mulheres brasileiras.

Para a psicóloga e doutora em Psicologia Cognitiva pela UFRJ, Marisa Cardoso, durante a pandemia particularmente "as mulheres vivenciam demandas que as colocam no limite de suas capacidades". Um cenário de novas rotinas e adaptações que proporcionam conflitos inevitáveis em que dores psicológicas se mostram mais presentes.

Segundo a doutora, desgastes por estressores constantes começam a promover consequências variadas. Ou seja, a continuidade dessa "superação feminina" pode fazer com que muitas experimentem processos depressivos, síndrome do pânico, síndrome de Burnout, estresse em estágio de exaustão e transtornos de ansiedades variados.

Pensamento positivo para melhorar o dia a dia

Cardoso destaca que "pensar positivo diminui o peso das situações ameaçadoras". Sugere que o pensamento positivo deve ser sempre reforçado diante das adversidades. Afirma ainda que "a mudança cognitiva de crenças, através de sua contestação, transgressão ou mesmo eliminação trazem resultados eficazes". Isso porque sentimentos são modificados e assim influenciam práticas e ações na direção de algo concreto e saudável, esclarece a psicóloga.

A primeira orientação é buscar um psicólogo e contar com apoio do profissional. Contudo, há o reconhecimento de que por falta de recursos financeiros, nem sempre um atendimento psicológico pode ser possível. Uma saída são alternativas de iniciativa própria que visam um sentimento de menor peso e sofrimento, com a promoção do bem-estar para melhorar o dia a dia.

10 práticas para a manutenção do bem-estar diário

1. Organizar o tempo com responsabilidades diárias
2. Ser menos exigente com a limpeza da casa e atividades domésticas
3. Definir prioridades e deixar de lado o que toma tempo desnecessário
4. Otimizar as principais atividades no horário de maior disposição e produtividade
5. Fazer atividades ao ar livre
6. Nadar, andar de bicicleta, caminhar...
7. Respeitar o momento de dormir para recuperar energias
8. Visitar o médico periodicamente
9. Praticar meditação
10. Separar um tempo de lazer diariamente

No entendimento psicoterapêutico, algumas práticas podem melhorar o nível de ansiedade ou indisposição. A orientação é ter atenção às escolhas que podem melhorar o dia a dia e aos aspectos que influenciam na qualidade de vida. O artigo Como conseguir dormir? oferece dicas que podem contribuir para uma melhor noite de sono e consequentemente uma vida melhor.



Website: http://blog.pitangamodapraia.com.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp