Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/09/2015 às 15h08min - Atualizada em 11/09/2015 às 15h08min

PF pede para interrogar o ex-presidente Lula na Lava Jato

Exame.com

A Polícia Federal pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo site da revista Época.

A publicação  teve acesso a um documento da PF que cita Lula como suspeito de ter se beneficiado do esquema de corrupção da Petrobras para obter vantagens pessoais, para o governo e para o PT. 

Para a Polícia Federal, as investigações da operação Lava Jato deixam claro que se trata de “um esquema de poder político alimentado com vultuosos recursos da maior empresa do Brasil”.

O documento foi enviado ao Supremo na última quarta-feira pelo delegado Josélio Azevedo de Souza, que atua no caso em Brasília (DF).

Apesar de o ex-presidente não ter mais foro privilegiado, o pedido foi encaminhado ao STF, provavelmente, por que envolve outros políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.

No pedido, o delegado pondera que, no entanto, não há provas que mostrem que Lula participou diretamente do esquema de corrupção, segundo o jornal Folha de S. Paulo. 

O delegado também teria pedido autorização para interrogar o presidente do PT, Rui Falcão, os ex-presidentes da Petrobras José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli,  o ex-tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma Rousseff, José Filippi Jr. Os ex-ministros Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho e José Dirceu também estariam na lista.

Procurado por EXAME.com, o Instituto Lula não se pronunciou a respeito até o momento. A Polícia Federal também não se posicionou sobre o caso. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp