Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/03/2021 às 13h08min - Atualizada em 03/03/2021 às 14h20min

Alimentação: qual a importância dos laticínios?

Para uma alimentação saudável e balanceada, é preciso investir em diferentes micronutrientes. Entre eles, está o cálcio - importante para os dentes e os ossos

DINO
https://www.coopsantaclara.com.br

O consumo de leite e derivados vem crescendo no país. É isso que aponta uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que ouviu mais de 5 mil consumidores. No levantamento foi possível constatar que apenas 3% dos entrevistados não consomem queijos, por exemplo.

Entre os derivados mais consumidos estão os queijos, preferidos por 97% dos entrevistados, como acima citado; a manteiga, preferência de 95%; creme de leite, que faz parte das receitas em 92% das casas e também o iogurte, que aparece como indispensável para 89% dos entrevistados.

Estabelecido culturalmente como parte da alimentação dos brasileiros, o leite é de suma importância nas dietas, uma vez que é rico em cálcio. Segundo recomendação da OMS, Organização Mundial da Saúde, a necessidade de cálcio varia no decorrer da vida, mas estará sempre entre 300 a 400 mg por dia.

Neste sentido, fica claro o papel do leite: cada copo da bebida possui, em média, 300 mg do nutriente essencial. Sendo assim, vale reforçar que o cálcio é significativo para evitar certas doenças, como, por exemplo, a osteoporose. Ainda assim, não são apenas os ossos que são beneficiados.

Hidratação

Sabe-se a importância da hidratação: o corpo humano é composto em grande parte pela água. Ainda assim, após exercícios físicos, muitas vezes a escolha para reidratação são os sucos de fruta. 

Entretanto, o leite também se apresenta como uma opção. Devido à sua composição, alguns estudos sugerem a bebida como uma ótima alternativa para reidratação após atividades físicas. Como exemplo, uma pesquisa realizada pela Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido.

Alimento completo

A composição do leite é completa, nutricionalmente falando: rica em proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e minerais, é ótima opção para lanches e cafés, trazendo benefícios ao consumo e diversificação do cardápio diário.

O Diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra, fala sobre a importância do trabalho desenvolvido desde a propriedade até a mesa do consumidor. “Todo o processo de produção do leite tem um acompanhamento rigoroso para que todos os nutrientes sejam preservados. Além disso, o corpo técnico dá suporte nas propriedades orientando os produtores”, afirma.

Aliado contra a diabetes tipo 2

Dados do estudo “Proposed Role of Calcium and Dairy Food Components in Weight Management and Metabolic Health”, realizado na Universidade do Tennessee, sugerem que o leite é uma ótima fonte de nutrientes para aqueles que possuem a enfermidade, diferente do que se acreditava.

Adicionando o leite à dieta

Diante dos dados expostos, fica claro que o leite pode agregar quando o assunto é diversificar a dieta e investir em bons nutrientes. Por esse motivo, a Cooperativa Santa Clara trabalha para entregar um portfólio com diferentes alimentos e bebidas derivadas do mesmo.

No mercado desde 1912, a Cooperativa Santa Clara, a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil, já foi reconhecida como Melhor Fornecedora de Laticínios e Queijos por diversos anos.

Para saber mais sobre a marca, basta acessar: https://www.coopsantaclara.com.br/



Website: https://www.coopsantaclara.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp