Um representante da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) esteve nesta quinta-feira(25) no plenário da Câmara Municipal para dar explicações sobre a falta de água na Sede de Presidente Kennedy. O convite foi feito pelos vereadores.
Segundo Laudes Guarnier Fim, representante da companhia, o contrato de concessão com o Município para a Sede está vencido desde 2017 e a partir de então a Cesan não pode realizar investimentos em Kennedy, apenas manutenções e correções.
O contrato vigente não permite e não prevê investimentos para levar água tratada ao Bairro dos Vianas ou ao loteamento Baiense, por exemplo, porque logo após o investimento alto que for realizado pela companhia um novo concessionário pode começar a atuar e a Cesan 'perder' o dinheiro investido e a concessão.
"Precisa de concessão para investir, infelizmente. A gente só faz manutenção, investimento só se tiver renovação da concessão", afirmou Laudes.
Em suas falas os vereadores cobraram melhorias do serviço na Sede e a Cesan afirmou ser de interesse dela continuar a atuar no município com um novo contrato de concessão pública e assim realizar os investimentos necessários.
O serviço de melhorias pontuais estão mantidos. A Cesan deve realocar em breve o booster que atende ao Bairro das Flores e acabar com a falta d'água na região.
Confira as perguntas e respostas: