Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/02/2021 às 10h58min - Atualizada em 22/02/2021 às 11h20min

Empresa doa 300 capacetes Elmo para a Secretaria da Saúde do Ceará

O capacete de respiração assistida desenvolvido no Ceará e produzido pela Esmaltec ajuda a reduzir em até 60% a necessidade de internação em UTI

DINO
http://www.esmaltec.com.br

O Brasil vive um momento pandêmico nunca antes vivenciado por esta geração. Sensível a isso, empresas têm procurado fazer sua parte e contribuir com as autoridades para que o país possa sair dessa situação. É o caso da Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, que doou 300 capacetes Elmo para a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

O dispositivo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e começou a ser produzido pela Esmaltec em dezembro do ano passado. Utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade, ajudando a reduzir até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma UTI.

"Não medimos esforços para unirmos forças no combate à pandemia. Colocamos nossos melhores profissionais e nossa estrutura no desenvolvimento de estratégias, junto ao poder público, para que que pudessem ajudar a minimizar os impactos causados pela Covid-19", afirma Carlos Rotella, Presidente do Grupo Edson Queiroz.

Além da Esmaltec, responsável pela produção dos capacetes, atuaram no projeto o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Produção 

A produção dos capacetes começou em dezembro do ano passado e, para isso, a Esmaltec criou um espaço exclusivo: a sala limpa. Muito utilizadas na indústria farmacêutica, por exemplo, as salas limpas são ambientes controlados, com uma série de especificações para evitar a presença de partículas ou microrganismos que podem alterar o produto. Além da construção do espaço, funcionários da fábrica foram treinados por especialistas para produção e manipulação do ambiente controlado.

"Reestruturamos nosso espaço físico para construirmos a 'sala limpa', que é exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entendemos que precisamos continuar atentos e a postos para ajudar a sociedade nessa luta, não só contra a Covid-19, mas a qualquer doença que possa colocar as pessoas em risco", completa Marcelo Pinto, Diretor Superintendente da Esmaltec.

 
Iniciativas contra a Covid-19

Desde março de 2020, a Esmaltec vem atuando em diversas frentes e ações para minimizar os impactos da Covid-19. Entre elas a produção de mais de 60 mil componentes plásticos para a montagem de 30 mil protetores faciais que foram entregues a profissionais da área da saúde da rede pública e particular no Ceará. Também foram produzidos e entregues protetores faciais para os colaboradores.
 
Além disso, a empresa realizou doações de álcool em gel para famílias em situação de risco do município de Maracanaú, onde está localizado o parque fabril da empresa.
 
Em parceria com o Shopping Iguatemi Fortaleza desenvolveu um dispositivo para desinfecção de sacolas de compras. A Cabine de Desinfecção, como é chamada, utiliza raios ultravioleta para eliminar vírus e bactérias de superfícies plásticas e de papel.
 



Website: http://www.esmaltec.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp