Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/02/2021 às 12h03min - Atualizada em 19/02/2021 às 13h20min

Estudo da OMS aponta que 47% dos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente

O Brasil está entre as nações com o maior índice de ociosidade do mundo. Pouco tempo para realizar muitas tarefas é um dos principais empecilhos para a prática de atividades físicas, segundo pesquisa. Especialistas alertam para os problemas que a falta de exercícios pode causar

DINO
https://www.corpoidealsuplementos.com.br/

Estudo internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que um em cada dois adultos não pratica atividades físicas regularmente. No total, 47% da população está abaixo da média de exercícios recomendada por médicos e especialistas.

Quando se analisa apenas homens, a taxa de inatividade é de 40,4% e, em mulheres, esse número é ainda maior, alcançando 53,3%. O levantamento foi feito utilizando informações coletadas ao longo dos últimos 15 anos. Quando comparado a outros países, o Brasil apresenta uma das piores taxas de ociosidade do mundo, ficando atrás de nações como os Estados Unidos, que conta com 36% de ociosidade, e Reino Unido, que tem 40%.

Para especialistas do ramo e para a Organização Mundial da Saúde, indivíduos devem praticar ao menos duas horas e meia de esforço moderado durante o período de uma semana, ou o total de 75 minutos de atividade física de alta intensidade.

A ociosidade pode ter efeitos muito negativos na saúde de homens e mulheres, de acordo com especialistas. Pesquisas sugerem que a atividade física regular pode prevenir o surgimento de doenças, como a diabetes tipo II, alguns tipos de câncer e uma série de complicações cardiovasculares.

A realidade do Brasil

Pesquisas realizadas exclusivamente no Brasil também corroboram com essa realidade. Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta para uma realidade que preocupa médicos e profissionais da saúde: 62,1% (100,5 milhões de pessoas) dos brasileiros maiores de 15 anos não praticam nenhuma atividade física.

No demográfico feminino, esse número é ainda maior. O estudo aponta que 66,6% delas não praticam exercícios de nenhuma natureza. Enquanto isso, entre homens, o percentual alcançou 57,3%. De acordo com entrevistados, a falta de tempo é o maior empecilho para a prática regular de atividades físicas.

Pedro Hallal, especialista citado no estudo publicado pela OMS, explica que "a população não está se tornando mais ativa com o passar do tempo, e isso é extremamente preocupante, ainda mais pelo fato de que 5,3 milhões de mortes por ano no mundo são causadas pela inatividade física".

Quais os benefícios de praticar atividades físicas?

Diversas pesquisas apontam para os benefícios da prática de atividades físicas ao longo dos anos. Indivíduos que praticam exercícios de intensidade moderada a intensa, de maneira regular, podem experimentar uma melhora no humor, por exemplo. Isso ocorre porque a movimentação do corpo libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Além disso, realizar atividades físicas constantemente fortalece os músculos e condiciona o corpo a ter mais energia. Isso é especialmente importante para manter um envelhecimento saudável.

Especialistas também afirmam que a movimentação constante do corpo pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. O sistema cardiovascular também é fortalecido, evitando-se graves problemas relacionados ao seu funcionamento.

Exercícios físicos e suplementos: qual a relação?

Muitos praticantes de exercícios físicos, sob a orientação de médicos especialistas, utilizam-se dos suplementos para melhorar sua performance durante treinos. Um dos mais populares é o Whey Protein, um suplemento proteico que utiliza o soro do leite como principal ingrediente.

Com a popularização de sites de suplementos, garantir os recursos para maximizar resultados da prática de exercícios físicos ficou mais acessível. Mesmo assim, é importante que interessados em suplementação tenham a orientação de profissionais da nutrição durante sua jornada.



Website: https://www.corpoidealsuplementos.com.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp