17/02/2021 às 18h04min - Atualizada em 18/02/2021 às 00h00min

Grupontapé realizará live para falar sobre o atual momento do setor teatral

Professora e diretora teatral, Irley Machado, é a convidada do Grupo de teatro uberlandense para um bate-papo virtual, no canal da Cia. no YouTube.

DINO
https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw

A pandemia da Covid-19 tem afetado diretamente o setor artístico e cultural, que continua impedido, em algumas cidades do país, de realizar eventos. Diante desse cenário, o Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, desde o ano passado, migrou suas atividades para as plataformas digitais e continua com algumas delas programadas para 2021. A próxima ação é uma live, que será realizada nesta sexta-feira (19-02), às 20 horas, no canal do YouTube do grupo, com a professora e diretora teatral, Irley Machado. O encontro antecederá a exibição da videopeça "Questão de Hábito em tempo de isolamento", previsto para a semana seguinte, na mesma plataforma.

O bate-papo virtual, que será aberto ao público, promete ser regado de histórias e memórias da trajetória da convidada com o Grupontapé e sobre o atual momento do teatro.

Essa ação faz parte do Projeto Manutenção do Grupontapé e atividades complementares, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A importância de Irley para o teatro de Uberlândia

Radicada na França, Irley Machado é uma das precursoras do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e considerada a "mãe teatral" do Grupontapé. "Para nós é uma honra receber a Irley, grande profissional que contribuiu enormemente com o cenário teatral da cidade de Uberlândia e com o fortalecimento do nosso grupo nos primeiros anos, após o retorno dele de São Paulo", ressalta a cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Entre tantas atividades realizadas em parceria com o Grupontapé, como os primeiros cursos de teatro que deram origem à Escola Livre, a passagem de Irley pelo Grupo também foi marcada pela direção dos espetáculos: "O santo e a porca", de Ariano Suassuna; "Asas ao redor de mim" e "De flor eu gosto", da própria Irley Machado, além de ter contribuído dramaturgicamente com a peça "Questão de Hábito".

Mais sobre Irley Machado

Irley Machado é graduada em Artes Cênicas - bacharelado com habilitação em Direção teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986); mestre em Artes - área teatro pela Universidade de São Paulo (1994) e doutora em literatura Études Ibériques et Latino Americaines - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2003).


Serviço:
O quê: Live com a professora e diretora de teatro Irley Machado
Data: 19/02 - Sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Canal do Grupontapé no YouTube.



Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp