Em um ano de forte apelo para apoiar as ações de combate à Covid-19, as organizações do terceiro setor tiveram de ampliar esforços para realizar arrecadações para as mais diversas causas. Nesse cenário, os brasileiros se demonstraram mais dispostos a contribuir financeiramente. Para isso, as organizações profissionalizaram ainda mais sua gestão, processos de transformação digital e realizaram mais campanhas para estimular a jornada do doador. É o que retrata o diagnóstico da Trackmob, empresa referência em inteligência de doação, ao analisar sua base de dados, que concentra informações de 160 instituições do terceiro setor do país, dentre elas as de maior representatividade no Brasil.
No ano de 2020, passou pela plataforma da Trackmob a arrecadação total de R$ 80 milhões, 42% a mais do que no ano anterior. "Além do apelo provocado pela pandemia, que deixou as pessoas, de fato, mais generosas e sensibilizadas com a dor do outro, as instituições aproveitaram o caráter de urgência do momento. Nesse período, os objetos de campanha foram muito bem tangibilizados e foram criados vários momentos de captação, como uso de lives, influenciadores, novas plataformas e canais de doação, pois houve uma desaceleração de doações off-line, que dependiam da presença física dos doadores. Assim, o interesse por soluções tecnológicas de suporte à captação, tanto de clientes existentes, como novos, aumentou", comenta Jonas Araújo, CEO da Trackmob.
A Trackmob oferece soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente para o Terceiro Setor. Atualmente, disponibiliza uma suíte de quatro produtos: um CRM para ONGs, uma página de doação on-line, o Portal do Colaborador (onde doadores acompanham o andamento das causas que apoiam) e o Aplicativo Móvel F2F, que converte uma pessoa interessada em uma nova doadora onde ela estiver.