Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/02/2021 às 15h07min - Atualizada em 13/02/2021 às 00h00min

Residencial catarinense confirma a adequação de tanques de PRFV para a armazenagem de água

Empresa paulista forneceu um reservatório que vai garantir o abastecimento de 400 pessoas/dia na cidade de Rio do Sul

DINO
http://www.tecniplas.com.br

Especializada na fabricação de tanques de PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), a Tecniplas acaba de reforçar, mais uma vez, a plena adequação do material ao contato com água potável - o PRFV é mais conhecido por armazenar produtos químicos corrosivos.

Da sua planta em Cabreúva, no interior de São Paulo, foi despachado recentemente um tanque de 70 m³ para a cidade catarinense de Rio do Sul, onde fica o loteamento residencial Parque Vila Verde, da LBP Empreendimentos. O reservatório permitirá à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), a concessionária local, substituir as caixas d'água antigas e desativar o reservatório de concreto até então utilizado.

"Tanques como esse têm capacidade para suprir, em média, a demanda de 400 pessoas/dia", calcula Roberto Fukumaru, representante da Tecniplas em Santa Catarina.

Para ter condições de armazenar água potável, observa Fukumaru, os reservatórios foram produzidos com resinas que possuem o Laudo de Inocuidade, conforme exigência da Portaria de Consolidação nº 5, de 28/09/2017, do Ministério da Saúde - Anexo XX (antiga Portaria nº 2.914/2011).

Diante das alternativas tradicionais de materiais, como o concreto e o aço, o PRFV garante diversas vantagens. Por exemplo, por ser muito poroso, o concreto requer a impermeabilização com borracha. Além de elevar o preço do tanque, esse revestimento tem vida útil limitada. Então, depois de três ou quatro anos, a água começa a atacar a estrutura de aço presente no concreto, exigindo investimentos pesados em manutenção ou até mesmo a troca do reservatório. O PRFV, por sua vez, é imune à corrosão e possui elevada resistência mecânica.

Em comparação ao tanque de aço vitrificado, opção importada e mais recente para a armazenagem de água, os reservatórios de PRFV também são mais vantajosos. A instalação é muito mais simples, pois são equipamentos monolíticos. Ao contrário dos tanques vitrificados, compostos por milhares de placas parafusadas, o que também pode significar pontos de vazamento depois de alguns anos. Outros benefícios ficam por conta da facilidade de manutenção do PRFV e o fato de toda a sua cadeia produtiva ser local. Trata-se de um material bem mais protegido contra as oscilações cambiais.



Website: http://www.tecniplas.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp