Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/02/2021 às 16h00min - Atualizada em 12/02/2021 às 00h00min

Schneider Electric, Enel e o Fórum Econômico Mundial publicam “Rede de Cidades Carbono Zero”: um relatório de análise integrado

Primeiro resultado do “Cidades Carbono Zero – Iniciativa de Eficiência Sistêmica” traz uma abordagem global com uma visão de como acelerar os processos de descarbonização e resiliências nas cidades

DINO
https://www.se.com/br/pt/

A Schneider Electric, líder global em transformação digital em gerenciamento de energia e automação, o Grupo Enel, multinacional de energia e líder global nos mercados de energia, gás e energias renováveis, o Fórum Econômico Mundial e a Organização Internacional para Cooperação Público-Privada publicaram o primeiro resultado do “Cidades Carbono Zero – Iniciativa de Eficiência Sistêmica”, uma abordagem global com uma visão de como acelerar os processos de descarbonização e resiliências nas cidades. 

Intitulado “Cidades Carbono Zero: uma análise integrada” e desenvolvido em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, o relatório destaca a necessidade e os benefícios derivados de uma abordagem integrada de energia ao planejar e administrar prédios, mobilidade, aproveitando uma infraestrutura de rede inteligente e digitalizada em um contexto urbano. 

As cidades hoje são responsáveis por quase 70% das emissões de carbono e consomem 78% da energia do planeta, tornando-se pontos críticos para atingir a meta de limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais.

“A crise de covid-19 reforçou a importância de parcerias globais conforme nos esforçamos para tornar nossas cidades e sociedades mais inclusivas e resilientes”, afirma Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “Reduzir as emissões das cidades do mundo pede ação urgente e é uma ambição que requererá alinhamento de todas as partes interessadas, tanto públicas quanto privadas, companhias e cidadãos. Este relatório descreve as maneiras pelas quais a eficiência sistêmica pode ser alcançada de forma realista e prática e como cada um de nós pode desempenhar um papel”, destaca. 

“Para assegurar uma transição energética de sucesso nós temos que trabalhar juntos, convocando administrações públicas locais e nacionais, setor privado e sociedade civil a se unirem na mesma agenda de redução de gases”, afirma Francesco Starace, CEO e Gerente Geral do Enel Group. “A eletricidade já provou ser o sangue vital das cidades e isso vai ser cada vez mais o caso conforme a eletrificação cresça pelo mundo. Como líder global do setor de energia, queremos contribuir para o desenvolvimento de um ambiente urbano sustentável para o futuro trabalhando com parceiros globais para integrar a eletrificação, tornar a tecnologia digital ainda mais inteligente, bem como construir prédios eficientes e infraestrutura.”

O relatório foi desenvolvido pela “Rede de Cidades Carbono Zero – Iniciativa de Eficiência Sistêmica” do Fórum Econômico Mundial, coordenado em conjunto por Tricoire e Starace. Desde o lançamento da iniciativa um ano atrás, Schneider e Enel têm trabalhado com a comunidade para acelerar a transição para as emissões carbono zero em 100 cidades até 2030. 

Ele articula a necessidade de uma abordagem integrada para melhorar a produtividade energética, eletrificar o transporte, descarbonizar os sistemas de aquecimento e refrigeração, bem como permitir a flexibilidade, além de fornecer recomendações concretas e compartilhar experiências construtivas em torno desses conceitos. 

O documento – primeiro resultado desta cooperação – é o início de próximos como: ferramentas, plataforma digital interativa e métricas de edifícios e cidades para medir o progresso das cidades em direção a uma transição verde e sustentável. Cada entrega será o resultado de uma estreita colaboração entre as principais cidades e diferentes redes, bem como representantes de alto nível da Academia, ONGs e indústrias. 

 



Website: https://www.se.com/br/pt/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp