A pandemia gerada pela Covid-19 deixou o mundo em estado de guerra. No Brasil, as escolas foram fechadas em março de 2020 pelas autoridades governamentais com o objetivo de frear a contaminação entre a população. A medida foi baseada na ideia de que as crianças, apesar de não serem grupo de risco para a doença, poderiam ser vetores de transmissão para toda a sociedade, incluindo os grupos de risco. Após 10 meses de escolas fechadas, há quem discorde do tamanho do problema que as crianças poderiam causar transmitindo a Covid-19 em suas casas e círculos sociais.
Outra discussão trata dos prejuízos sociais em manter as escolas fechadas, tais como: déficit na educação, evasão escolar, transtornos psicológicos e vulnerabilidade das crianças afastadas da escola. Com essas preocupações criou-se a corrente relevante de educadores e autoridades convencidos de que as escolas devem abrir as portas respeitando os protocolos sanitários de combate à pandemia. O estado de São Paulo, por exemplo, retornou às aulas presenciais nas escolas particulares em 1º de fevereiro, seguido pela abertura da rede estadual na última segunda-feira (08/02), ambas devendo cumprir as regras sanitárias estabelecidas, como a limitação na quantidade de alunos dentro das escolas, distanciamento de 1,5 metros, uso de máscara e álcool em gel.
Nesse contexto de incertezas sobre a duração da pandemia, mas com tendência de reabertura das escolas em todo o Brasil, o site Melhor Escola está distribuindo um kit de ferramentas para ajudar as escolas de todo o país a cumprirem os protocolos sanitários. Segundo Sérgio Andrade, sócio-fundador da empresa que capta alunos para escolas do ensino básico, "as ferramentas disponíveis no kit vão desde artes de orientação para os estudantes até planilhas de controle para a direção da escola, e sua criação foi baseada no cumprimento do Protocolo de Retorno da Educação no estado de São Paulo", pioneiro no retorno às aulas presenciais. Andrade garante que o kit está sendo distribuído gratuitamente através da página: https://conteudo.melhorescola.com.br/kit-volta-as-aulas
O site Melhor Escola foi criado em 2012, depois que seu idealizador, Juliano Souza, se frustrou ao não encontrar uma ferramenta que o ajudasse a escolher uma escola para seu filho. Hoje, o portal conta com informações de todas as 193 mil escolas brasileiras, além de avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.
Em 2016, o site passou a fechar parceria com escolas particulares para divulgação e captação de alunos através da internet. Atualmente o portal conta com mais de 7.200 escolas parceiras de todo o Brasil.