Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/08/2015 às 15h16min - Atualizada em 27/08/2015 às 15h16min

Porto Central terá terminal de exportação de rochas ornamentais, diz Hartung

- Colaborou Governo do ES
Prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, ao lado do governador do Estado do Espirito Santo, Paulo César Hartung Gomes (Foto: divulgação/ PMPK)

 

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País. Também concentra mais da metade do parque industrial brasileiro. 

Estima-se, para esse segmento, um crescimento médio de 30% nas exportações nos próximos três anos. Por isso, o Governo do Estado, em parceria com os municípios de Presidente Kennedy e Cachoeiro de Itapemirim, assinou um protocolo de intenções com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e o Porto Central, com objetivo de viabilizar a implantação de terminal de armazenagem e exportação de rochas ornamentais no Complexo Industrial Portuário Porto Central, assim como a implantação da infraestrutura de apoio na região de influência, gerando mais desenvolvimento, emprego e renda para região Sul do Espírito Santo.

O compromisso foi firmado na última terça-feira (25), na abertura da 40ª Feira Internacional de Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair 2015.

O evento, que segue até amanhã(28), reúne no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim as diversas categorias da cadeia produtiva do segmento de rochas ornamentais, como: ossetores de pedras, beneficiamento, extração, insumos, entidades, instituições empresarias e financeiras e, especialmente, equipamentos e maquinários.

As tecnologias de ponta, inovações para as plantas industriais, sistemas de automação e todos oslançamentos de máquinas, são algumas das grandes expectativas da feira, que contará com aparticipação de cerca 220 empresas nacionais e estrangeiras, sendo que quase 20% delas estarão nafeira pela primeira vez.

"A Cachoeiro Stone Fair é um importante evento do calendário estadual e nacional que demonstra a força do setor e a qualidade dos nossos materiais, além de demonstrar toda potencialidade de nossosetor metal-mecânico, que atende a produção de rochas no Estado", destacou o governador do Estado, Paulo Hartung.

Além das esperadas negociações nos estandes, os participantes também farão visitas às empresas daregião e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do maior polo processador de rochas dopaís. Durante a Cachoeiro Stone Fair 2015 também acontecerão encontros entre os representes dasentidades, órgãos do setor e empresários para discutir temas relevantes e demandas do segmento.

Reunião com empresários 

Antes de participar da abertura da  Cachoeiro Stone Fair, o governador Paulo Hartung aproveitou apresença no município, se reuniu com empresários locais e conheceu as obras da sede da Regional da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para construção de uma unidade educacional do Sistema SESI/SENAI. Os investimentos são da ordem de R$ 12,6 milhões e irão atender demandas específicas, desenvolvendo a vocação regional, principalmente nos segmentos de rochas, automobilística, mecânica e construção civil.

"Precisamos mobilizar a sociedade para ações como esta, que priorizam a educação e a qualificaçãode nossos jovens, pois só assim eles terão condições de obter mais igualdade no mercado detrabalho e na vida", disse o governador, durante a reunião com os empresários. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp