Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/02/2021 às 11h27min - Atualizada em 05/02/2021 às 00h00min

Como manter a saúde mental em tempos de pandemia

O isolamento social e o medo de contrair Covid-19 levaram a um aumento significativo nos casos de ansiedade e depressão em 2020, quando comparados com 2019.

DINO
https://www.posherapp.com

Em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, a saúde mental dos colaboradores tornou-se uma das principais preocupações das empresas. Estudos conduzidos pela U.S. Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção a Doenças dos Estados Unidos) em agosto de 2020 mostram que houve um aumento de 3x nos casos de ansiedade e 4x nos casos de depressão, quando comparados com 2019. Cerca de 25% dos entrevistados declararam que passaram a consumir mais álcool e drogas para lidar com o stress da pandemia e 25% dos entrevistados também pensaram em cometer suicídio.

Marcella Bampi, terapeuta sistêmica integrativa, professora e consultora, ressalta que o desequilíbrio entre estresse e relaxamento é a principal causa que tem desencadeado doenças físicas e mentais. Segundo ela, alguns sinais de desequilíbrio aos quais se deve prestar atenção são: insatisfação, exaustão, compulsão e dores físicas crônicas, angústia e tristeza profundas sem causa aparente. "Se esses sintomas não forem tratados, podem acarretar resultados mais graves, como doenças autoimunes, câncer, pânico ou comportamento violento", diz Marcella.

Marcella recentemente participou de webinars sobre Saúde Mental como parte da Campanha Janeiro Branco promovida pela Posher, startup brasileira que realiza serviços de beleza, bem-estar e saúde nos escritórios de diversas empresas e que oferece também diversos serviços on-line de bem-estar em seu aplicativo. Nos webinars, ela ressaltou que o primeiro passo para se cuidar é, ao manifestar alguns desses sinais de desequilíbrio, buscar ajuda com alguém de confiança ou um profissional.

Ela dá uma dica para o dia a dia daqueles que estão em home office: "incluir atividades que tragam presença, relaxamento e aprendizado, no tempo e na frequência possíveis. O prazer e o bem-estar são essenciais quando se trabalha em casa. É importante ter pequenas pausas e descanso durante o trabalho". Uma recomendação é praticar meditação ou mindfulness. E complementa: "outra dica é participar de grupos em que haja compartilhamento e escuta empática. A conexão humana fortalece a saúde mental".



Website: https://www.posherapp.com

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp