Com o surgimento da pandemia, diversos trabalhadores tiveram que se afastar de seus empregos formais e buscar novas formas de garantir a renda familiar e uma das apostas feitas foi trabalhar com artesanato e móveis em MDF, seja produzindo ou revendendo. Com as pessoas em casa sem poder trabalhar, começou a sobrar tempo para um reparo atrasado, para melhorar a decoração de um ambiente, para a criação de um local para trabalhar com o famoso home office, e até como forma de distração, e com isso este mercado que já era popular antes mesmo da pandemia, passou por uma alavancagem unindo tecnologias que possibilitam a venda de produtos através da internet, seja em marketplaces, e-commerces, ou lojas virtuais próprias.
Segundo uma pesquisa feita pela empresa de carteiras digitais “PayPal Brasil” e pela consultoria de pesquisas “BigData Corp”, o mercado de comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais.
Um dos fatores que contribuiu com esta alavancagem, foi o fato da produção de artesanatos em MDF ser algo prático de ser realizado e bem lucrativo e este modelo de negócio não tem barreira de entrada, podendo-se começar a produzir com uma máquina a laser, ou até revender de quem já fabrica.
Como essas empresas conseguiram gerar lucro com artesanato em MDF mesmo durante a crise da COVID-19?
Mesmo com todas as tecnologias que marketplaces, e-commerces e lojas virtuais oferecem, há um ponto crucial que gerou dificuldade em diversos vendedores: a gestão.
Em entrevista com Thulio Bittencourt, especialista em modelos de negócios exponenciais para software house que falou sobre como seus mentorados participantes da sala dos mestres de software têm ajudado as empresas de MDF a expandir os seus negócios.
Segundo Thulio Bittencourt, a maioria das empresas sofre com processos de gestão mal definidos, onde o empresário está imerso em atividades operacionais e acaba esquecendo o que de fato faz a empresa crescer, uma gestão organizada e com foco no futuro.
Tendo em vista a escassez de recursos de gestão em meio a essas plataformas, e diante da dificuldade de lojistas e fábricas em dar o primeiro passo, a empresa de softwares de Amparo, interior de São Paulo, sistemaram.com.br, mentorados pelo especialista Thulio Bittencourt desenvolveu uma metodologia que permite ao empresário inserir sua empresa estagnada ao grupo das empresas que estão surfando a onda de vendas.
Com uma proposta voltada para o segmento do artesanato, o Sistema RAM fornece uma metodologia focada em vendas e lucro. Nessa metodologia, o empresário recebe um acompanhamento mensal onde define desde assuntos como: a empresa atenderá revendedores, consumidor final ou ambos, até as estratégias de vendas que mais funcionam para cada público-alvo e como implementar.
Entrevistado, o empresário Gustavo Toledo, CEO da sistemaram.com.br, disse: “Percebemos que as pessoas tinham dificuldade para começar, iniciar as vendas, e quem já vendia precisava de um método para fazer as vendas que antes pingavam, acontecer de verdade. Foi baseado nisso que criamos a nossa solução retaguarda, entregando uma metodologia de vendas especializada em cada público-alvo e sempre buscando maximizar o lucro. Todos os empresários do segmento de artesanato e móveis em MDF estão surfando a onda e aproveitando que ela ainda está alta, e aqueles que não estão conseguindo ter o resultado desejado, podem estar nadando ao invés de surfar”.
Como o sistema RAM tem ajudado as empresas de artesanato que precisam vender com lucro?
A maneira que a empresa Sistema RAM identificou para ajudar as empresas de artesanato a vender com lucro foi focar nas vendas e mostrar para o empresário como funciona essa locomotiva e como fazer ela rodar. Com encontros mensais em grupo, as estratégias são discutidas e o plano de ação é montado para cada estratégia.