03/02/2021 às 15h15min - Atualizada em 04/02/2021 às 00h00min

O que é a placa bacteriana e como tratá-la?

Dra. Isabel Domingues, especialista em Periodontia da PrimaVida, explica tudo sobre placa bacteriana e como evitá-la.

DINO
https://www.primavida.com.br/

Quando o assunto é saúde dental, muito se fala a respeito da placa bacteriana. Ela é frequentemente apontada como uma das maiores causas dos problemas que uma pessoa pode ter na boca. Mas o que é a placa bacteriana?

"A placa bacteriana é uma película pegajosa e transparente que se forma na boca," explica Isabel Domingues, especialista em Periodontia. "É uma camada composta por bactérias, que também pode ser chamada de biofilme dental."

Contudo, é importante saber que a existência da placa bacteriana não é um problema por si só. A presença de bactérias no corpo é parcialmente natural, até mesmo na área da boca.

"A maior parte dos micro-organismos que compõem a placa não são prejudiciais para a saúde do paciente," afirma Isabel Domingues. "O problema começa a surgir quando não há a remoção regular da placa, pois isso estimula o acúmulo da camada de bactérias. É aí que começa a aparecer um desequilíbrio que pode ser a causa de muitos problemas de saúde bucal."

Quando os dentes não são higienizados corretamente, a placa bacteriana pode se acumular e se endurecer. Isso resulta na formação do tártaro, uma das principais causas da doença periodontal. Se esse problema não for tratado, ele pode resultar na perda dos dentes.

Por conta desse risco, é necessário adotar uma rotina de cuidados dentários para evitar o acúmulo da placa bacteriana. Essa rotina deve incluir a escovação dos dentes após as refeições, bem como o uso do fio dental. Além disso, é importante lembrar de limpar a língua com movimentos suaves de vai e vem.

Finalmente, um elemento importante para uma rotina de cuidados dentais efetiva são as visitas regulares ao consultório odontológico. Isso porque o acompanhamento de um dentista ajuda a evitar a formação de problemas. É possível estabelecer essa rotina de visitas com a ajuda de uma empresa de planos odontológicos.



Website: https://www.primavida.com.br/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp