Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/02/2021 às 15h57min - Atualizada em 03/02/2021 às 00h00min

O impacto positivo da psicologia a curto, médio e longo prazo

Aumenta exponencialmente a procura de profissionais da psicologia, no atendimento virtual. O ano de 2020 foi um divisor de águas para os profissionais da área.

DINO
https://www.fepo.com.br/

A saúde mental tem se tornado um dos principais assuntos discutidos nos últimos anos, isso por que a depressão e ansiedade tem marcado as novas gerações. Além disso, essa discussão mais aberta, tem exaltado a importância da terapia na vida de todos. O acompanhamento psicológico ajuda nas mais diversas áreas da vida, e seus benefícios foram descobertos principalmente durante o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus.

No início de 2020, quando houve o estabelecimento do distanciamento social e muitas cidades decretaram lockdown, a procura por atendimento psicológico na internet chegou a 88%, segundo o Google Trends. Outro aumento também registrado pelo Google Trends foi pela procura por atendimento on-line, que cresceu de 11% em 2019 para 41% em 2020.

O Conselho Federal de Psicologia também registrou apenas entre marco e abril de 2020 mais de 51 mil novos pedidos para psicólogos trabalharem virtualmente. Assim, esse período destacou a grande importância que a terapia tem para passar por conflitos não previstos como os que a pandemia causou, além de enfrentar diversas outras questões do cotidiano.

Como funciona uma sessão

A terapia nada mais é que uma conversa, entre o profissional e o cliente. O terapeuta irá guiar a sessão de forma a discutir sobre o que está afligindo o cliente ou preocupando-o. E nessa hora, o indivíduo deve falar. O psicólogo está lá para ajudar o paciente, ouvindo-o de todas as formas possíveis, para entender o que ele está passando.

As sessões podem ocorrer semanalmente ou mensalmente por um certo período, durando em torno de 50 minutos ou mais se for necessário. Isso é estabelecido pelo terapeuta em conjunto com o cliente, segundo a Clínica de Psicologia Eurekka.  

E além de conversar sobre o motivo que trouxe a busca pelo acompanhamento psicológico, o terapeuta irá passar técnicas para lidar com o conflito. Sendo que o ambiente em que é realizado o atendimento é um local seguro, seja ele on-line ou presencial, o profissional terá sigilo com tudo o que for expresso durante a sessão.

Atendimento On-line e seus benefícios

Apesar de parecer estranho, o atendimento psicológico on-line é regularizado e autorizado, apresentando diversos benefícios. Seu modo de funcionamento é muito simples: basta fazer uma videochamada com o profissional.

A escolha do estilo de atendimento depende das adaptações e preferências do cliente. Sendo sempre válido testar e ver qual se enquadra melhor no cotidiano do paciente, de forma que seu desenvolvimento não seja atrapalhado por isso.

Os benefícios mais destacados pelos pacientes e também pelos próprios terapeutas de acordo com a empresa FEPO Psicologia Online são o deslocamento e a flexibilidade de horários. Além disso, a terapia pode ser realizada em um local em que a pessoa se sinta mais segura e confortável.

Quanto tempo dura o acompanhamento psicológico

O tempo de atendimento depende do que será trabalhado durante a terapia. Existem conflitos que podem ser resolvidos com apenas algumas sessões, enquanto outros precisam de mais tempo e mais reflexão sobre o assunto, de forma a ter um resultado significativo na vida da pessoa.

A psicoterapia breve é baseada em objetivos específicos que o cliente deseja trabalhar, dessa forma ela apresenta resultados mais rápidos pois o profissional precisará focar apenas no que o paciente trouxer na sessão. Assim, será trabalhado em um curto prazo nesse problema, aplicando técnicas objetivas e pontuais, conforme explicado pela Psicóloga Clínica Mary Scabora em seu site de atendimento.

Porém, para pessoas que querem trabalhar mais que uma área ou no seu autoconhecimento, é mais indicado uma psicoterapia intermediária ou a longo prazo, de acordo com a plataforma da Psicóloga e Hipnoterapeuta Amanda Schmitz. Por durar mais tempo, nessa terapia o profissional consegue entender melhor os sentimentos e ter uma compreensão mais profunda do paciente. Da mesma forma, que o paciente irá passar por reflexões internas mais tocantes, de forma a desenvolver um autoconhecimento maior sobre si mesmo.

Por último, a psicoterapia a longo prazo é um acompanhamento que geralmente pessoas com depressão, transtornos mentais, e conflitos internos densos realizam. Nesses casos é preciso trabalhar diversas áreas da psique de forma a ter mudanças concretas e estáveis. Por isso, o acompanhamento por um período de tempo maior é necessário, afim de garantir que não ocorram recaídas.

A terapia e seus benefícios

Segundo a plataforma FEPO existem diversos benefícios que a terapia pode trazer ao paciente, entre eles:

Motivação

A terapia em curto prazo irá proporcionar maior clareza nos pensamentos, pois o cliente terá discutido certos pontos da sua vida com o profissional. Ajudando-o a alcançar metas específicas da sua vida, e consequentemente criando motivação para ir atras de novas conquistas. Afinal, para alcançar qualquer objetivo é necessário motivação.

Relacionamentos

Seres humanos são sociais e, portanto, relacionamentos são extremamente importantes na vida das pessoas. Seja no trabalho, ao ir na padaria, ao fazer um exercício, em uma faculdade, com a família e com amigos, o convívio social está presente. Assim, em uma sessão cujo foco é relacionamento podem ser discutidas formas de desenvolver habilidades sociais, bem como discutir a razão da dificuldade de mantê-las, por exemplo.

Autoconhecimento

Durante a sessão o foco é o cliente. Assim, nesse momento o psicólogo irá guiá-lo de forma a refletir sobre emoções e pensamentos diários ou que surgem em certas situações. De maneira que o paciente possa compreender a si mesmo de uma melhor forma.

 

Conselho federal de psicologia: https://site.cfp.org.br/

Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR

Fonte da imagem Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/

Psicóloga e Hipnoterapeuta Amanda Schmitz: http://amandaschmitz.com.br/psicoterapia-breve-e-de-longo-prazo/

Psicóloga Clínica Mary Scabora: https://scabora.com.br/atendimentos/terapia-breve/#1470097675896-6ecc5ee3-4d42

FEPO psicologia online: https://www.fepo.com.br/

Clínica de Psicologia Eurekka: https://eurekka.me/beneficios-da-terapia/

 



Website: https://www.fepo.com.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp