Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/02/2021 às 06h07min - Atualizada em 02/02/2021 às 07h20min

REPLY: A pesquisa “Da Nuvem para a Borda” prevê a ascensão da Computação de Borda e revela as principais tendências no mercado de Computação em Nuvem

DINO

Em 2025, a Computação em Nuvem liderará o mercado de infraestrutura de ICT e a Computação de Borda se tornará um mercado em crescimento exponencial, de acordo com a nova pesquisa da Reply “Da Nuvem para a Borda”, realizada pela plataforma proprietária de dados Trend SONAR da Reply e com o suporte do Teknowlogy Group.

A pesquisa explora o uso de ambas as tecnologias, Computação em Nuvem e Computação de Borda, nos países do “Europa-5” (Itália, Alemanha, França, Holanda, Bélgica) e do “Big-5” (EUA, Reino Unido, Brasil, China, Índia) para entender a evolução do mercado.

Nos próximos 5 cinco anos, a Computação de Borda será um mercado em crescimento exponencial em todos os países do "Europa-5" e "Big-5". A Alemanha será o maior mercado europeu tanto para Computação em Nuvem, quanto para Computação de Borda. Os EUA serão o mercado dominante em todo o mundo.

O uso crescente de soluções de IoT, a combinação mais próxima da Tecnologia da Informação e da Tecnologia Operacional, e a integração de Sistemas de Controle Industrial na pilha de TI, bem como as futuras soluções de campus 5G para aplicações de baixa latência, estão acelerando a necessidade de soluções de borda.

Na verdade, a Computação de Borda pode suportar empresas com atividades de computação que não podem ser realizadas na nuvem e oferece vantagens claras ao lidar com baixa latência, conectividade, segurança ou privacidade e os volumes de dados transmitidos são um problema.

As arquiteturas de borda e de nuvem distribuída aumentarão a velocidade do processamento de dados e reduzirão o intervalo de tempo. A computação de borda, sozinha ou combinada com a computação em nuvem, terá um papel fundamental para habilitar tecnologias, como veículos autônomos, fábricas digitais, cidades inteligentes, saúde digital, rastreamento inteligente e muito mais.

Modelos híbridos, como a Nuvem de Borda serão impulsionados pelos hiperscaladores e o amplo lançamento do 5G dará às Telcos e seus parceiros de serviço um papel relevante no novo ecossistema, especialmente graçasàcomputação de borda móvel, que garante latência muito baixa sem infraestrutura local, com unidades de computação não locais, mas extremamente próximas de uma torre de celular.

“A computação de borda veio para ficar. Ela já começou a remodelar a computação corporativa e pode desempenhar um papel vital nas arquiteturas de TI. Todas as indústrias que realizam as tarefas de computação o mais próximo possível de onde os dados são coletados se beneficiarão com a Computação de Borda. Na Reply, já apoiamos empresas globais para projetar e implementar arquiteturas que aproveitam o melhor da Computação de Borda e em Nuvem, garantindo a privacidade e a cibersegurança”, comentou Filippo Rizzante, CTO da Reply.

Além disso, a pesquisa indica que a Computação em Nuvem se tornou o foco mais popular do ICT durante os picos do Coronavírus. A COVID-19 intensificou a disseminação global de tecnologias de computação em nuvem após 15 anos de crescimento constante: em todo o mundo, milhões de usuários começaram a usar plataformas baseadas em nuvem para colaborar, fazer compras online e para fins de entretenimento.

As tecnologias de nuvem são essenciais para responder e reiniciar atividades. Em 2021, nos países do "Europa-5" e "Big-5", o mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) / Plataforma como Serviço (PaaS) crescerá - em todos os cenários - entre 50% e 55% (vs. 2019).

O mercado de Software como Serviço (SaaS) também deve crescer rapidamente em todos os países analisados. Em particular, em 2025, prevê-se que duplique nos EUA, Reino Unido e todos os países do “Europa-5”, embora provavelmente quadruplique na Índia e na China.

Para mais informações, baixe a pesquisa completa “Da Nuvem para a Borda”.

Reply
A Reply [MTA, STAR: REY, ISIN: IT0005282865] é especializada na concepção e implementação de soluções baseadas nos novos canais de comunicação e meios digitais. Com uma rede de empresas altamente especializadas, a Reply define e desenvolve modelos de negócios viabilizados pelos novos modelos de big data, Cloud Computing, mídia digital e internet das coisas. A Reply fornece consultoria, integração de sistemas e serviços digitais para organizações em telecomunicação e mídia, indústria e serviços, bancos e seguros, e setores públicos. www.reply.com/br


Contato:

Reply

Fabio Zappelli

[email protected]

Tel. +390117711594

Aaron Miani

[email protected]

Tel. +44 (0)20 7730 6000


Fonte: BUSINESS WIRE

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp