Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/02/2021 às 12h25min - Atualizada em 01/02/2021 às 13h20min

Cuidados na instalação dos amortecedores

Uso de ferramentas inadequadas, falta de escorvamento, erro de posicionamento na montagem estão entre os principais problemas na hora da instalação do amortecedor.

DINO

Durante a instalação do amortecedor de suspensão, um fato que não pode acontecer é travar a haste com o alicate para aperto da porca superior. "Esta ação provoca danos irreversíveis ao amortecedor, pois a haste é polida e cromada para tornar o atrito com o vedador o mais suave possível", comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. É fundamental usar somente ferramentas adequadas para travar a haste, em hipótese alguma utilizar o alicate ou qualquer outro tipo de ferramenta no corpo da haste, pois poderia provocar vazamento de óleo e perda da ação e da garantia.

O reparador também deve ter especial atenção ao fazer o escorvamento do amortecedor para eliminar a presença de ar no tubo interno. Silva explica que para realizar o procedimento é necessário movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme, sem vazios. "Instalar a peça sem escorvar ocasiona funcionamento irregular, dando a impressão de que está sem ação", diz.


O kit de reparo para amortecedor, composto por coifa, coxim e batente, deve ser observado. Todos os itens apresentam funções importantes - a coifa protege a haste, o batente de poliuretano funciona como mola auxiliar e o coxim ajuda a absorver impactos provocados pelas irregularidades do piso. "Com o tempo de uso os componentes do kit, ressecam e se desgastam e podem ocasionar desgaste de pneus e ruídos", afirma.

É preciso se atentar a outros detalhes, pois alguns desses itens têm posição de montagem. "Se montar invertido, pode criar uma série de divergências na geometria, danos ao amortecedor e ruídos", alerta.

Responsável pela parte de sustentação da carroceria, a mola mesmo com o carro parado atua sob tensão. "Ela também absorve as irregularidades do solo e deve ser trocada quando há interferência de elo, muitas vezes, o carro fica até torto", comenta. A recomendação é verificar o estado geral da mola, se os elos não estão marcados se há trincas ou qualquer indicação de problema, pois a perda de eficiência, além de sobrecarregar o batente, compromete a estabilidade do veículo. "Ao verificar fadiga na mola será preciso substituí-la já que, caso a troca não seja efetuada ocasionaria comprometimento dos outros componentes, como o batente e o próprio amortecedor", finaliza.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp