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29/01/2021 às 11h31min - Atualizada em 31/01/2021 às 00h20min

Agência ou consultoria de marketing digital. Como escolher?

Escolher entre agência ou consultoria de marketing digital envolve diversos fatores, do orçamento disponível aos recursos e objetivos desejados por uma empresa. Para fazer a escolha certa, é importante ter todos os detalhes esclarecidos.

DINO
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O marketing é um investimento fundamental para qualquer negócio. E sua vertente digital, hoje em dia, é mais do que uma especialidade dos meios tradicionais: trata-se de uma mídia própria, com conceitos e aplicações únicas.

Logo, não é uma surpresa que existam dúvidas entre uma agência ou consultoria de marketing. Embora ambas tenham a mesma função, as aplicações se diferem em alcance, tarefas e principalmente responsabilidades.

Se dispõe de um orçamento para marketing, é importante saber as diferenças para começar as atividades corretamente desde o princípio.

Quando escolher agência ou consultoria de marketing digital?

A escolha entre uma agência de marketing digital, ou uma consultoria especializada, possui suas nuances que devem ser levadas em conta.   

A começar pelos objetivos que a empresa necessita, e o orçamento disponível para tal. Sem ter uma meta clara em mente, o marketing dificilmente terá resultados.

As ações de uma agência de marketing

A agência de marketing digital cuida de todo o processo exigido pelos clientes. Sendo uma ação terceirizada, a agência sempre está em comunicação para informar o que e como irão realizar suas operações. 

Em uma agência de marketing digital, é traçado todo o mapa da empresa nos meios virtuais e, junto aos objetivos desejados pela empresa, são escolhidas as melhores ações.

Por exemplo: uma empresa de médio porte, de alcance regional, pode buscar os serviços de uma agência digital para alavancar sua presença nas redes sociais, assim como clientes em potencial (leads) por meio delas. 

Para tanto, são realizados os estudos do público-alvo, dos melhores dias e linguagem para postagens, os tipos de conteúdos. Todos planejados com pesquisa e uma equipe preparada para atender o vindouro público.

Como a consultoria de marketing digital atua?

Em essência, o consultor de marketing cuida de todo planejamento de marketing, estritamente das etapas iniciais. Diferente das agências de marketing, que cuidam do planejamento até a execução.

O consultor de marketing faz o mapeamento de todas as informações necessárias para que a empresa consultada realize suas atividades internamente.

Ou, se o empreendedor também preferir, o consultor também pode indicar profissionais necessários para as tarefas, até mesmo agências.

Por exemplo: uma marca iniciou suas atividades recentemente no e-commerce, e possui um produto único para seu segmento, porém ainda não tem uma presença de relevância.

Com a consultoria de marketing, é possível traçar um plano de branding, criando uma identidade que a estabeleça em seu nicho, garantindo relevância, e por consequência vendas.

É possível investir em ambos?

Enquanto uma agência de marketing digital pode contar com uma equipe especializada na parte artística e criativa, um consultor pode estar ativamente ao lado do gestor, oferecendo insights mais precisos. Então, em suma, é sim possível investir em ambos.

A escolha de um serviço ou de outro depende unicamente das condições financeiras e estrutura da empresa. Alguns exemplos para ilustrar as alternativas disponíveis:

  • pode-se investir em uma equipe própria de marketing ou mesmo setor criativo, e buscar uma consultoria de marketing digital para oferecer direcionamentos;
  • caso ainda não disponha de um orçamento grande para investir em marketing, a consultoria também pode fazer direcionamentos iniciais para o crescimento da empresa;
  • se a opção ideal é terceirizar as ações de marketing, ou mesmo a criação do branding da marca, solicitar os serviços de uma agência de marketing digital é o ideal;
  • para operações publicitárias que envolvem múltiplos canais, que dependem de análises por longos períodos, uma agência de marketing digital pode monitorá-los de forma direta. 

Este é o chamado Marketing Digital integrado, em que todo o processo, nos mínimos detalhes, oferece os retornos desejados pela empresa. 

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