Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/01/2021 às 15h38min - Atualizada em 28/01/2021 às 16h20min

Depois de muito tempo parado, é possível voltar à ativa praticando bike indoor?

Exercício tem inúmeros benefícios, inclusive fortalecimento cardiovascular

DINO
http://ciaathletica.com.br

Devido ao mito de ser uma prática difícil e de impacto, muitas pessoas têm receio em começar a praticar aulas de bike indoor, ou muito conhecido por spinning. A modalidade proporciona treinamento cardiovascular e é possível individualizar o treino de acordo com cada limitação.

De acordo com Marco Rodrigo Vieira Silva, gerente técnico de Aulas Coletivas Ginástica da Cia Athletica Unidade Brasília, a aula de Power Bike é excelente para quem quer retomar as atividades físicas. "A aula de treinamento cardiovascular na Bike individualiza o treino dos praticantes por meio do controle do FTP (Functional Threshold Power), isto é, do Limiar Funcional de Potência. Com o FTP definido por estratégias de controles existente em cada início de aula, tanto o aluno iniciante quanto o aluno mais experiente, são direcionados a respeitar seus limites e condicionado por estratégias e estímulos prescrito pelos professores", explica.

Benefícios do Power Bike

A prática de Power Bike envolve o aluno de diversas maneiras e oferece diversos benefícios:

• Interação com pessoas que também gostam de pedalar
• Alívio do estresse, da ansiedade e das tensões do dia a dia
• Melhora o condicionamento aeróbio
• Emagrece
• Tonifica e fortalece a musculatura das pernas e glúteos
• Diminui a incidência de doenças cardíacas e vasculares, como hipertensão arterial
• Melhora o desempenho em competições
• Proporciona treinos mais seguros por controlar a intensidade e por minimizar impacto nas articulações dos joelhos e quadris

Tecnologia a favor de uma aula segura

Para aumentar a segurança dos alunos e professores em tempos de pandemia, a aula de Power Bike conta com a tecnologia. Antes de começar a aula, é preciso baixar no smartphone dois aplicativos: SPIVI e o M3series.

O primeiro ajudará a fazer reserva da aula e também selecionar a bike que pedalará. O aluno aparecerá na tela com uma bike identificada pelo número que escolheu, cor do capacete e da camiseta, tudo customizado.

O segundo aplicativo servirá para ter um monitor com todas as informações relevantes para a aula: cadência, frequência cardíaca, % do FTP e as diferentes zonas de capacidades físicas trabalhadas.

Uma outra novidade tecnológica disponibilizada nesta aula é o sistema SPIVI. Projetado em um mega telão, ele transporta o aluno para dentro de um percurso com todos os demais participantes, tornando o pedal mais atrativo. "Além disto, o SPIVI permite que o aluno acompanhe sua frequência cardíaca, cadência, potência, distância, calorias durante todo o tempo e com isto ele conseguirá manter por mais tempo na zona indicada pelo professor, ganhando mais rápido condicionamento físico", explica o professor.

Power Bike e a pandemia

Seguindo todas as recomendações determinadas por decreto de cada cidade, a primeira estratégia adotada foi o distanciamento das Bikes Keisers com espaço de dois metros frontal e lateral de uma bike para outra. Assim o aluno está dentro e acima das recomendações de distanciamento.
O número de bikes disponíveis foi reduzido, com redução de alunos por aula. O uso de máscara é obrigatório durante toda a aula, e a Cia Athletica disponibiliza para cada aluno um borrifador de álcool 70% para higienização individual.

Ao final de cada aula e nos intervalos de uma em uma hora, a equipe de desinfecção isola a sala e faz a higienização e desinfecção total com equipamentos e insumos específicos para o combate à COVID-19.



Website: http://ciaathletica.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp