Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/01/2021 às 17h41min - Atualizada em 15/01/2021 às 00h20min

Jovem engenheiro fala sobre importância da construção civil para o ano de 2021 no Brasil

Engenheiro Ubirajara Jacques conta sobre sua história dentro da construção civil e seus grandes projetos como uma das maiores obras de Belo Horizonte do século 21.

DINO
https://www.instagram.com/engenheiro.ubirajara/

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira com previsão de crescimento de 4% de seu PIB em 2021. E ser um especialista é de grande importância para estar em conformidade com o mercado atua, para que este profissional esteja atendendo todas as necessidades do mercado e mostrando a importância dos projetos de engenharia civil para o perfeito funcionamento de uma construção.

Ubirajara Jacques é um engenheiro civil, com pós-graduação em Sistemas Prediais e que atua no ramo há mais de 10 anos. Com apenas 30 anos de idade, o engenheiro já se tornou uma das principais referências em elaboração de projetos de engenharia no Brasil. É dono de um escritório de engenharia em Belo Horizonte, onde realiza projetos necessários para a construção de um edifício, estrutural, elétrico, hidrossanitário, telecomunicação, SPDA, gás, incêndio e ar-condicionado.

Ao longo dos últimos anos ele já realizou mais de 500 projetos em todo o Brasil, tendo participado de grandes obras. Uma destas foi uma das maiores construções realizadas na cidade de Belo Horizonte no século 21. Trata-se de um Shopping Center de grande porte.

Questionado sobre seu maior objetivo dentro do seu trabalho, o engenheiro conta que deseja que as pessoas possam ter moradias dignas e seguras. “Quero poder contribuir para a melhoria das construções novas e existentes, para que a sociedade possa ter moradias que sejam seguras e que não apresentem problemas por falta de projetos de engenharia. Sabemos, por exemplo, que a falta de um bom projeto estrutural pode causar o desabamento de uma estrutura”, completa.  

Ubirajara fala sobre importância de se planejar antes de iniciar qualquer coisa, lição esta que leva para sua vida pessoal. Os projetos de engenharia podem ser um exemplo de planejamento que antecede a construção de uma obra. Quanto mais tempo se planeja nesta etapa, melhor será. Segundo ele, é nesta fase que se tomam as decisões que trazem maior repercussão nos custos, velocidade de execução e qualidade da obra. Diversos estudos apontam os projetos como responsáveis por mais da metade das patologias que ocorrem nos edifícios, enfatizando sua importância para que não ocorram erros no futuro, como, por exemplo, a ciclovia Tim Maia. 

Nos últimos meses o engenheiro tem recebido uma grande atenção por conta de suas redes sociais e é constantemente procurado pelas maiores empresas do Brasil para elaborar projetos de engenharia e prestar consultorias na execução de obras complexas. Seu maior público são pessoas que procuram orientações para sanar algum problema em suas moradias e profissionais da Construção Civil que querem viabilizar projetos de novas construções ou querem que reformas sejam feitas de acordo com as solicitações do mercado, atendendo as normas técnicas mais modernas.

Em seu Instagram de mais de 150 mil seguidores, Ubirajara sentiu a necessidade de falar sobre o seu trabalho quando percebeu muitos problemas que ocorriam nas edificações, prejudicando as pessoas que faziam uso destas. E notou que muitos desses problemas aconteciam por falta de projetos de engenharia e orientações técnicas. Nas suas redes sociais, além de falar desses problemas, o engenheiro gosta de trazer novos conteúdos e inovações tecnológicas relacionadas à engenharia que podem trazer melhorias e qualidade de vida.

Ubirajara acredita na importância extrema dos projetos de engenharia da hora de construir ou reformar, pois muitas construções antigas, por exemplo, foram construídas sem projetos. A falta destes trazem grandes problemas para os moradores. Os problemas mais comuns são devidos à falta dos projetos estruturais, elétricos, hidrossanitários, de telecomunicação, de incêndio, SPDA, de gás e de ar-condicionado.

É possível citar como exemplo a falta de projetos de telecomunicação dentro dos prédios. A falta de bons serviços de telecomunicação nas residências e empresas é um assunto constantemente levantado e debatido pelos moradores nas reuniões condominiais. Muitas vezes o sinal da operadora chega até a entrada do condomínio normalmente, mas não tem como ser distribuído adequadamente para as unidades. Claramente a falta de infraestrutura dos condomínios é resultado da falta de projeto de telecomunicação. É o aspecto de maior relevância, responsável por cerca de 80% do problema, mas, teoricamente, o mais fácil de resolver, já que depende exclusivamente dos moradores. Por mais óbvio que possa parecer, a importância de fazer o projeto não é de conhecimento da maioria das pessoas. Os condomínios e residências continuam sendo construídos sem projeto de telecomunicação, provocando sempre o mesmo problema.

Ubirajara conclui que para seu futuro irá continuar trabalhando com os projetos de engenharia e que deseja mostrar para a sociedade a importância dos seus serviços para o perfeito funcionamento de suas moradias.

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-12/pib-da-construcao-civil-deve-crescer-4-em-2021

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/crea-rj-falha-de-projeto-foi-uma-causas-do-desabamento-de-ciclovia-no-rio

 



Website: https://www.instagram.com/engenheiro.ubirajara/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp