13/08/2015 às 16h00min - Atualizada em 13/08/2015 às 16h00min

Ministério Adoração e Vida encerra Festa das Neves

Coordenadoria de Comunicação - PMPK

A Festa de Nossa Senhora das Neves será encerrada neste sábado (15). As 10h00 haverá missa celebrada pelo Pe. Rogério e as 17h00 missa celebrada pelo Frei Antoniel. O louvor será feito pelo Setor Caminho da Paz e Setor São José.

O show do Ministério de Adoração e Vida marcará o fim dos festejos.

A festa em 2015 atraiu mais de 40 mil romeiros de todo o país, que puderam participar das comemorações ao longo dos dez dias do evento.

Com o tema: Evangelizar com Alegria, a programação preparada pela paróquia em parceria com a Prefeitura, contou com passeio ciclístico, cavalgada, carreata e shows.

 

História do Santuário de Nossa Senhora das Neves

O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 a1759 pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada.

Assim que chegaram aqui, eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário, sendo esta, especializada em produção de carne e de abastecimento pesqueiro, sendo uma importante base produtiva para a sustentação do projeto missionário-civilizador do Espírito Santo. Dominando a vasta e arenosa planície, a Igreja de Nossa Senhora das Neves é um ponto branco contra o infinito azul do mar do leste e o ondulante verde das montanhas do oeste.

Para construir o Santuário, os padres jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca. Construída com paredes estruturais de pedra, a Igreja encontra-se coberta por telhado com armação em madeira e fechado por telhas de barro do tipo canal.

Porém, conta a história, que no ano de 1964 aconteceu um incêndio no Santuário, que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. No ano seguinte, o processo de reforma do Santuário começou a acontecer. Em 1995, aSanta Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauro, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura abriu um processo de tombamento histórico do Santuário, porém, este ficou arquivado, pois não havia interesse dos administradores de dar continuidade ao processo.

Percebendo a importância do Santuário para a história do município e com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, a atual administração desarquivou o processo do tombamento histórico estadual do Santuário. Em maio de 2009 entregaram o tombamento histórico do Santuário da Igreja das Neves ao Padre Frei Levy, da Paróquia Nossa Senhora das Neves, e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp