12/01/2021 às 14h47min - Atualizada em 12/01/2021 às 15h20min

Schlumberger New Energy, CEA e parceiros anunciam a aprovação da Comissão Europeia para a formação de Genvia, um empreendimento de tecnologia de produção de hidrogênio limpo

O empreendimento Genvia se concentrará no desenvolvimento e implantação industrial de uma tecnologia de eletrolisador revolucionária para a produção de hidrogênio limpo

DINO

A Schlumberger New Energy, o CEA e parceiros anunciaram hoje a aprovação da Comissão Europeia para a formação de Genvia, um empreendimento de tecnologia de produção de hidrogênio limpo. Em um modelo exclusivo de parceria público-privada, Genvia combina o conhecimento e a experiência da Schlumberger e do CEA com VINCI Construction, Vicat e o veículo de investimento da região francesa da Occitânia, l'Agence Régionale de l'Energie et du Climat (AREC).

O hidrogênio é um portador de energia versátil e um componente-chave da transição energética para muitos países que buscam a neutralidade de carbono até 2050. O novo empreendimento acelerará o desenvolvimento e a primeira implantação industrial da tecnologia de eletrolisador de óxido sólido reversível de alta temperatura CEA, como a tecnologia mais eficiente e econômica para a produção limpa de hidrogênio.

Alianças amplas e profundas são essenciais para atingir metas de produção de hidrogênio, aplicações em evolução e criação de uma nova infraestrutura de energia.

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar ao lado de parceiros tão experientes e fortes ao mesmo tempo em que nos esforçamos para desenvolver tecnologias que permitem a descarbonização. Juntos, com base em um conjunto de tecnologias desenvolvidas pelo CEA na última década, temos planos ambiciosos de crescimento para uma tecnologia que esperamos ser um divisor de águas na produção de hidrogênio limpo. Esta iniciativa demonstra um alinhamento de ambições ambientais e de crescimento econômico que é importante para a França e a Europa em apoio ao plano de recuperação do governo e da Comissão”, disse François Jacq, presidente do CEA.

A tecnologia Genvia visa atingir a mais alta eficiência do sistema, resultando em um consumo significativamente menor de eletricidade por kg de hidrogênio produzido. A tecnologia é a primeira de seu tipo totalmente reversível, dando-lhe a flexibilidade de alternar entre as funções de eletrólise e célula de combustível.

“A produção limpa de hidrogênio é essencial para que o mundo alcance seus objetivos de transição energética. Genvia reunirá ciência excepcional e engenharia avançada para acelerar o desenvolvimento de uma tecnologia central para desbloquear de forma econômica a produção de hidrogênio, armazenamento de energia e aplicações de combustível em escala”, disse Olivier Le Peuch, CEO da Schlumberger.

A fabricação dos eletrolisadores de óxido sólido ocorrerá na gigafábrica Genvia, que será instalada em Béziers, na região da Occitânia, na França. O centro de transferência de tecnologia estará localizado nas instalações do CEA em Grenoble, França.

Sobre a Schlumberger New Energy

A Schlumberger é a fornecedora líder mundial de tecnologia para a indústria global de energia. A Schlumberger New Energy explora novos caminhos de crescimento ao alavancar o capital intelectual e comercial da Schlumberger em mercados emergentes, com foco em tecnologias de energia de baixo carbono e neutras em carbono. Suas atividades incluem empreendimentos nos domínios do hidrogênio, lítio, captura e apreensão de carbono, energia geotérmica e geoenergia para aquecimento e resfriamento de edifícios.

Sobre o CEA

O CEA é um operador-chave em pesquisa, desenvolvimento e inovação em quatro áreas principais: transição energética, transição digital, tecnologia para a medicina do futuro e defesa e segurança. Com uma força de trabalho de 20.000 pessoas, sediada em nove unidades francesas equipadas com infraestruturas de pesquisa de grande escala, o CEA participa ativamente em projetos de colaboração com um grande número de parceiros acadêmicos e industriais, na França, Europa e no mundo. De acordo com o ranking Clarivate 2019, o CEA é a primeira organização de pesquisa francesa em número de patentes depositadas na França e na Europa.
www.cea.fr

Sobre a VINCI Construction

Uma subsidiária da VINCI, VINCI Construction, é um operador global e líder europeu, ativo em cinco continentes, com mais de 72.000 funcionários e 830 empresas que geraram receitas de 14,9 bilhões de euros em 2019. Estruturada de acordo com um modelo integrado, a empresa tem capacidade para intervir ao longo de todo o ciclo de vida de uma estrutura (finanças, projeto, construção, manutenção) em oito setores: edifícios, estruturas funcionais, infraestruturas de transportes, engenharia hidráulica, energias renováveis ​​e nucleares, meio ambiente, setor de hidrogênio e gás e minas.
www.vinci-construction.com

Sobre a Vicat

Com quase 200 anos de experiência, o Grupo Vicat desenvolve uma oferta de primeira classe de materiais de construção minerais e de base biológica. Seguindo a trajetória que se estabeleceu para a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor, o Grupo opera três linhas principais de negócios: Cimento, concreto misturado pronto e agregados, bem como atividades relacionadas. Ainda familiar, a empresa tem quase 9.950 funcionários e gerou vendas consolidadas de 2,7 bilhões de euros em 2019. O Grupo opera em doze países: França, Suíça, Itália, Estados Unidos, Turquia, Egito, Senegal, Mali, Mauritânia, Cazaquistão, Índia e Brasil. Mais de 60% de suas vendas são geradas fora da França.
www.vicat.com

Sobre a AREC, uma empresa de investimentos na região da Occitânia

Ferramenta da Região da Occitânia, AREC sugere soluções de transição energética para territórios. A Agência empenha-se em oferecer aos atores soluções adaptadas, sejam elas chave na mão ou específicas, dependendo dos contextos dos atores nos territórios da Occitânia. Neutro, possui uma visão objetiva de soluções. Um terceiro confiável para os atores regionais e servindo ao interesse geral, o valor agregado da AREC reside em seu apoio exclusivo em toda a cadeia de valor de transição energética: do upstreamàrealização e financiamento de projetos. A Região da Occitânia também sempre se posicionou como pioneira no desenvolvimento do setor de hidrogênio em seu território. Esta vontade foi ilustrada em 2019 com a adoção de um Plano de Hidrogênio Verde inédito, dotado de 150 milhões de euros, que deverá permitir atingir o objetivo de se tornar a região de energia positiva líder na Europa até 2050. A AREC tem participado ativamente na implantação do setor de “hidrogênio verde” na região desde 2016, como ator da transição energética na Occitânia. A Agência oferece suporte técnico e investe em projetos inovadores de produção e distribuição com o objetivo de implantar ecossistemas de hidrogênio que respeitem o meio ambiente. Assim, a AREC já está envolvida em grandes projetos na Occitânia, como o projeto HyPort e o projeto Hyd'Occ.
www.arec-occitanie.fr

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Mídia

Giles Powell – Diretor de comunicação corporativa, Schlumberger Limited

Tel: +1 (713) 375-3494

[email protected]

Tuline Laeser – CEA

Tel: +33 1 64 50 20 97

[email protected]

Investidores

Ndubuisi Maduemezia, Vice-presidente de relacionamento com investidores da Schlumberger Limited

Joy V. Domingo, Diretor de relacionamento com investidores da Schlumberger Limited

Tel: +1 (713) 375-3535

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp