Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/01/2021 às 14h46min - Atualizada em 08/01/2021 às 15h20min

Prática de atividades físicas de alta intensidade pode reduzir risco de mortalidade

A prática de exercícios regulares pode estar ligada à redução do risco de mortalidade. Especialistas apontam que as atividades de alta intensidade podem ser ainda mais efetivas no controle de doenças crônicas

DINO
https://www.corpoidealsuplementos.com.br

Estudo promovido por diversas universidades aponta para os benefícios da prática de atividades físicas na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes tipo 2 e algumas manifestações de câncer. Além disso, a pesquisa mostra que a intensidade do exercício também pode ter impacto na redução da taxa de mortalidade.

Ao todo, foram ouvidas mais de 400 mil pessoas em todo o mundo. A pesquisa foi organizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e contou com o apoio da Universidade de Santiago do Chile, da Universidade Europeia Miguel de Cervantes e da Universidade de Wuhan.

Resultados do estudo

A pesquisa selecionou participantes adultos que realizavam ao menos uma atividade física por semana. Aqueles que ocupavam 50% a 75% de suas atividades com exercícios de alta intensidade apresentaram uma redução de 17% na mortalidade, independentemente da causa. Apesar disso, os especialistas envolvidos na pesquisa apontam que ao adicionar exercícios de qualquer intensidade na rotina, já há uma melhora no risco de mortalidade.

Dessa forma, eles indicam que os adultos devem dividir o seu tempo entre atividades moderadas - como as caminhadas ou os passeios de bicicleta - e as atividades de alta intensidade, como a natação ou corrida.

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os adultos devem fazer ao menos uma hora de exercício físico durante 5 dias - ou 300 minutos semanais. Em casos que não há contraindicação, a recomendação é que pelo menos 150 desses minutos sejam de atividades físicas intensas.

Benefícios das atividades físicas regulares

A prática de exercícios libera endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por isso, praticar exercícios faz bem não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental e emocional.

Também há estudos científicos que indicam a benéfica influência das atividades físicas em ciclos de sono e também na diminuição dos níveis de estresse. Entre os benefícios mais conhecidos da prática regular de atividades, estão:

- Queima de gordura;

- Fortalecimento do sistema cardiovascular;

- Melhora do condicionamento físico;

- Diminuição na incidência de doenças crônicas;

- Envelhecimento saudável;

- Aumento da longevidade.

O uso de suplementação durante a prática de atividades de alta intensidade

Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveram um estudo sobre o uso de suplementos alimentares - como o Whey Protein, por exemplo - em praticantes de musculação.

Os resultados apontam que a maior parte dos praticantes do sexo masculino encontram nos suplementos uma maneira de aumentar a força e o ganho de massa muscular. Já no público feminino, um dos maiores objetivos era a perda de peso e a queima de gordura corporal.

Entre os entrevistados, pode-se observar que o Whey Protein é a suplementação de preferência da maior parte dos homens e das mulheres, seguido pelos aminoácidos ramificados, vitaminas e termogênicos.



Website: https://www.corpoidealsuplementos.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp