Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/01/2021 às 18h31min - Atualizada em 04/01/2021 às 18h31min

Mapa de Risco: oito cidades do ES estão classificadas em risco alto nesta semana

Os municípios são Alfredo Chaves, Colatina, Guarapari, Governador Lindenberg, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante

Da Redação

Já está em vigor, a partir desta segunda-feira (4), o 38º Mapa de Risco Covid-19, que aponta que dos 78 municípios capixabas, 16 estão classificados em Risco Baixo, 54 em Risco Moderado e oito municípios estão classificados como Risco Alto.

Dentre os municípios em risco alto, um dos destaques é Guarapari, que está na segunda semana na classificação máxima no estado. A cidade é um dos principais pontos procurados por turistas e capixabas nesta época do ano. Nas festas de Ano Novo, foram registrados pontos de aglomeração no local.

Outro município é Colatina, principal polo econômico da região noroeste, que passará a ter algumas restrições no funcionamento de suas atividades econômicas e sociais. As outras cidades que estarão no risco alto na primeira semana do ano são: Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

Com relação ao risco moderado, houve um aumento na quantidade de municípios: o número passou de 51 para 54. Consequentemente, cai o número de cidades no risco baixo, de 19 para 16. O 38º Mapa de Risco Covid-19 terá vigência até domingo (10).

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Colatina, Governador Lindemberg, Guarapari, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Anchieta, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Boa Esperança, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Fundão, Itapemirim, Muqui, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp