Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/08/2015 às 14h51min - Atualizada em 05/08/2015 às 14h51min

Festa de Nossa Senhora das Neves atrai milhares de devotos

Por André Jordão

A festa de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy, mais uma vez atraiu uma multidão ao Santuário. Mais de 40 mil romeiros de todo o país participaram das comemorações ao longo dos dias.

Com o tema: Evangelizar com Alegria, a programação preparada pela paróquia em parceria com a Prefeitura, contou com passeio ciclístico, cavalgada, carreata e shows.

Hoje os romeiros puderam  participar da missa celebrada pelo padre Antônio Tatagiba Vimercat, realizada ao ar livre para uma grande multidão. Todos seguiram em procissão até a igreja levando a imagem de Nossa Senhora ao altar.

A missa teve a participação da Prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel e do Prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene.

"A Festa das Neves é um marco no turismo religioso de nosso município. É preciso reconhecer e valorizar esse legado que projeta Presidente Kennedy para o país, por causa da fé de nosso povo”, destaca a Prefeita Amanda Quinta Rangel.

Muitos peregrinos saem de madrugada, caminhando em grupos até o Santuário. Entre os caminhantes, sempre há os que estão ali pagando promessa por alguma graça obtida através da fé com pedidos feitos a Santa.

Ao fundo do templo foi construído um local destinado aos devotos que acendem pacotes de velas e fazem suas orações. Na lateral da Igreja, a Paróquia instalou tendas para melhor receber os devotos.

A programação começou no último dia 27 e segue até hoje(05), sendo finalizadas as festividades no próximo dia 15, com uma missa pelo Padre Rogério Guimarães.

A festa é uma tradição de mais 100 anos. O tombamento histórico e cultural do Santuário de Nossa Senhora das Neves aconteceu em 2009. A Igreja é uma construção jesuíta do século XVII, e estima-se que receba, anualmente, cerca de 50 mil visitantes. 

 

História do Santuário de Nossa Senhora das Neves

O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 a1759 pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada.

Assim que chegaram aqui, eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário, sendo esta, especializada em produção de carne e de abastecimento pesqueiro, sendo uma importante base produtiva para a sustentação do projeto missionário-civilizador do Espírito Santo. Dominando a vasta e arenosa planície, a Igreja de Nossa Senhora das Neves é um ponto branco contra o infinito azul do mar do leste e o ondulante verde das montanhas do oeste.

Para construir o Santuário, os padres jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca. Construída com paredes estruturais de pedra, a Igreja encontra-se coberta por telhado com armação em madeira e fechado por telhas de barro do tipo canal.

Porém, conta a história, que no ano de 1964 aconteceu um incêndio no Santuário, que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. No ano seguinte, o processo de reforma do Santuário começou a acontecer. Em 1995, aSanta Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauro, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura abriu um processo de tombamento histórico do Santuário, porém, este ficou arquivado, pois não havia interesse dos administradores de dar continuidade ao processo.

Percebendo a importância do Santuário para a história do município e com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, a atual administração desarquivou o processo do tombamento histórico estadual do Santuário. Em maio de 2009 entregaram o tombamento histórico do Santuário da Igreja das Neves ao Padre Frei Levy, da Paróquia Nossa Senhora das Neves, e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp