Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/11/2020 às 11h26min - Atualizada em 19/11/2020 às 00h00min

Macramê: a nova moda das artes manuais ganhou destaque nas pesquisas on-line durante a quarentena

O artesanato ganhou notoriedade com itens decorativos e até peças de roupas

DINO
http://www.novelaria.com.br

Devido ao isolamento social, necessário por conta da pandemia, as pessoas buscam terapias manuais para driblar a escassez emocional. O Macramê foi uma das técnicas mais procuradas no período (de março a novembro). Segundo o Google Trends, a pesquisa por palavras ligadas ao artesanato em específico aumentou 400%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O Macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual, surgiu originalmente para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e outras peças. O artesanato consiste no uso de nós e amarrações feitas com as mãos e que formam tramas e desenhos geométricos.

Atualmente, ganhou notoriedade com itens decorativos e até peças de roupas com um toque mais contemporâneo e ousado. Mirian Rocha, artista manual têxtil, designer de interiores e professora de Macramê na Novelaria, comenta: “O que podemos criar depende do objetivo de cada pessoa, pois eu costumo comentar com as alunas que 'no Macramê o céu é o limite!' As peças mais famosas na decoração hoje em dia são os painéis e suportes de vasos, mas também podemos variar com sousplats, mantas, toalhas, chaveiros e muito mais. A técnica também permite criar peças de estilo e vestuário, como saias, vestidos, tops, bolsas e cintos. Tem que deixar a criatividade fluir."

O artesanato é totalmente manual, não precisando de ferramentas para sua execução. Para fazer Macramê a melhor indicação são os cordões de algodão, podem ser trançados, lisos, finos ou grossos. Além deles também podem ser utilizados barbantes em várias espessuras, fios de poliéster, fios de polipropileno (Fio Náutico). Outros fios como os de algodão ou lãs, são indicadas para fazer franjas e detalhes de acabamentos.

A arte manual pode ser terapêutica pois a concentração exigida na confecção de um nó faz com que os pensamentos aleatórios se desviem e aos poucos a pessoa vai se desestressando. No final, a pessoa ainda sente uma grande satisfação por ter feito algo com as próprias mãos.

Foi em busca desse benefício que as aulas on-line de Macramê aumentaram no período de pandemia “Houve um acréscimo de 25% nas turmas, durante o isolamento social. As alunas buscavam algo novo para fugir do estresse emocional e pela facilidade de execução da técnica, o Macramê foi uma das técnicas mais procurada”, afirma Ainda Fonseca, proprietária da Novelaria.

Além dos cursos, há também livros para quem busca aprender em casa. A indicação de leitura para quem está começando é o Macramê For Beginners and Beyond, que reúne 24 projetos para casa e jardim, com fotos e passo a passo de forma simplificada.

O macramê é um artesanato que voltou a ser destaque por conta dos painéis que trazem o estilo boho para qualquer ambiente. Porém, se mostrou uma técnica versátil ao se transformar em bolsas e vestuários, inclusive ganhou espaço nas passarelas internacionais. No último desfile da Dior, por exemplo, utilizaram Macramê e renda em cores naturais, feitas por mulheres da Constantine Foundation.

A criatividade das grandes artesãs mundo afora é que vai ditar as próximas tendências dessa arte com as mãos.



Website: http://www.novelaria.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp