17/11/2020 às 10h48min - Atualizada em 17/11/2020 às 11h20min

Projeto de mentoria ajuda empreendedores da área da alimentação a começar ou remodelar seus negócios

O projeto Empreenda VIKAAS busca sanar cada detalhe, inclusive no período da crise, para que os negócios tenham um futuro mais promissor

DINO
https://www.instagram.com/empreendavikaas/

A crise deste ano impactou diversos segmentos, principalmente o de bares e restaurantes. De acordo com a estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), dos quase 1 milhão de estabelecimentos existentes no Brasil antes da pandemia, 30% fecharam as portas em 2020. E o crescimento das vendas através de sistemas de entregas não compensou as perdas do que era vendido de forma presencial.

Com isso, muitos restaurantes precisaram se reestruturar, criar ou melhorar seus processos de entregas, reformatando o modelo de negócio e, apesar te todas as mudanças, ainda assim grande parte desses estabelecimentos veio à falência ou fechou.

Em contrapartida, muitos negócios nascerem na pandemia. Antigas cozinhas artesanais, que já trabalhavam com entregas, viram a oportunidade de crescer. Pessoas que planejavam empreender neste segmento foram impulsionadas e encorajadas pela possibilidade de conciliar o home-office à nova atividade. E muitos outros, por força de uma demissão ou transição de carreira, viram no segmento da alimentação uma oportunidade para recomeçar a vida profissional.

E, nesse ato de empreendedorismo, toda assistência é bem-vinda. Por isso, com foco nesse nicho, mais um negócio nasceu: o projeto Empreenda VIKAAS.

As sócias Melissa Sacic e Ellen Ravaglio, que trazem anos de experiência no ramo da alimentação com consultorias para pequenas e médias empresas de diversos segmentos, criaram um programa completo pra quem deseja empreender com segurança, praticidade, inovação e foco em resultados.

"Percebemos, ao longo de tantos anos em consultorias de pequenas empresas, que além dos controles financeiros e estratégias comerciais, um dos principais desafios dos empresários é construir uma equipe engajada, comprometida e produtiva. A comunicação com a equipe e entre os gestores também é um ponto muito sensível nas empresas, já que normalmente não há um trabalho estruturado de recursos humanos", ressalta Melissa, administradora, trainner e consultora em estratégias comerciais.

Como planejamento é primordial para que um negócio tenha prosperidade, a mentoria avalia cada detalhe, principalmente porque em períodos de crise ele é a chave para analisar o que precisa ser melhorado e o que pode ser totalmente modificado.

"Para entrar em mercados mais competitivos e ter uma estratégia de crescimento segura e estruturada, o planejamento é essencial. Ele é o mapa que leva uma empresa aonde ela quer chegar. Sem esse ‘mapa’, os empresários navegam no escuro e dependem muito da sorte", esclarece Ellen, que também é psicóloga, coach e atua há mais de 20 anos na área de desenvolvimento.

Segundo as sócias, o VIKAAS é uma mentoria para que o gestor consiga aprender tudo aquilo que ele necessita para assegurar visão do futuro e ter confiança ao empreender.

"Ele vai identificar o diferencial do seu negócio, entender o público-alvo, melhorar o atendimento e vendas, estruturar seus canais de comunicação e divulgação de produtos, vai ter acesso à técnica para montar cardápios, acompanhar custos, controlar estoques e implementar controles financeiros. Ao final da mentoria, o gestor tem um planejamento financeiro para os próximos 5 anos, com conhecimento do seu ponto de equilíbrio, metas claras e ainda a construção de uma estratégia de precificação transparente e com foco em crescimento", destaca Sacic.

Se 2020 é um ano marcado por oscilações em diversos fatores, com conhecimento e estratégias há chances de recomeçar ou melhorar, sobretudo na área profissional.

"Idealizamos essa mentoria para dividirmos nossas experiências com os empreendedores que hoje têm os mesmos desafios que já tivemos, vivem as mesmas dificuldades que passamos e precisam da ajuda que não tivemos. Assim, é possível empreender de forma mais leve, com mais realização, com bons resultados e qualidade de vida", finaliza Ravaglio.



Website: https://www.instagram.com/empreendavikaas/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp