Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/11/2020 às 15h22min - Atualizada em 10/11/2020 às 00h00min

Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES lança guia de educação ambiental

Iniciativa visa a oferecer uma reciclagem para professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) sobre conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos.

DINO
http://www.abes-dn.org.br

O programa Jovens Profissionais do Saneamento - JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES elaborou o "Guia do Educador", baseado nas oficinas sobre educação ambiental que foram realizadas durante a Brazil Water Week, a Semana da Água no Brasil, de 26 a 30 de outubro. A publicação está disponível neste link: https://bit.ly/38flvI4

As oficinas foram realizadas online, no canal da ABES no YouTube. O conteúdo do guia foi elaborado por pedagogos, biólogos, químicos, engenheiros ambientais e sanitaristas, com foco no ODS 6 - Água e Esgoto para todos até 2030.

A iniciativa visa a oferecer uma reciclagem para professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) sobre conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos. "O Guia do Educador pode ser introduzido nas salas de aulas de uma forma prática e criativa", ressalta Witan Silva, coordenador nacional do JPS.

A publicação apresenta atividades para complementação da prática pedagógica com foco na EA; facilita a abordagem transversal da EA em sala de aula; contextualiza práticas de EA com as competências gerais da BNCC; fornece estratégia ao educador para que ele possa elaborar seu próprio plano de trabalho com abordagens de EA de forma independente; contribui para a introdução do tema saneamento em sala de aula, e promove o entendimento da sua importância para a saúde, o bem estar e para a preservação dos ambientes naturais.

O Guia do Educador foi coordenado e organizado por Amanda Martins Batista, Manuela Bahiense Wenceslau Proença e Witan Pereira Silva e tem autoria de Amanda Cristina Salomão Dória, bióloga, Amanda Martins Batista, pedagoga, Iara Lemos Nascimento Rosso, engenheira ambiental e sanitarista - JPS - MG, Larissa Dias Rebouças, engenheira ambiental - JPS - PB, Maria Fernanda Garrubo Bentubo, tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental - JPS - SP, Manuela Bahiense Wenceslau Proença, engenheira ambiental - JPS - MG, Bárbara Aiala Silva, engenheira ambiental - JPS - MG, Jean Henrique Menezes Nascimento, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária - JPS - SE, Lilyany Bezerra de Andrade, engenheira química - JPS - Baixada Santista, Mauana Ravadelli, engenheira sanitarista - JPS - SC e Witan Pereira Silva - engenheiro ambiental e sanitarista - coordenador nacional JPS.

OFICINAS:

As oficinas sobre educação ambiental foram baseadas no ODS 6 - Água e Esgoto para todos até 2030 e transmitidas gratuitamente pelo Canal ABES Saneamento no YouTube durante a Brazil Water Week.

A primeira oficina abordou o tema ÁGUA: https://m.youtube.com/watch?v=JbFAiWZ-edc

A segunda oficina apresentou o tema ESGOTO: https://m.youtube.com/watch?v=MX8nbvjYGGE

A terceira oficina apresentou o tema RESÍDUOS: https://m.youtube.com/watch?v=U3D4l8vGKHE

O JPS é aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Mais informações em: http://abes-dn.org.br/?page_id=5410




Website: http://www.abes-dn.org.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp