29/10/2020 às 16h28min - Atualizada em 29/10/2020 às 17h20min

TETO Brasil se mobiliza para pressionar candidatos à prefeitura de Osasco a garantir acesso a moradia, saneamento e segurança alimentar

Carta-proposta endereçada aos candidatos será redigida no encerramento da 5ª edição do evento Cidade em Foco, que neste ano ocorre no próximo dia 31

DINO

Em meio às discussões sobre as desigualdades sociais escancaradas pela pandemia, a TETO Brasil aproveita a proximidade das eleições municipais para realizar a 5ª edição do Cidade em Foco. O evento tem como compromisso, além de promover debates e reflexões sobre direitos fundamentais, construir uma carta-proposta para pressionar candidatos às prefeituras a priorizarem o básico em seus mandatos: moradia, acesso a água, saneamento, segurança alimentar e participação popular.

No total, a iniciativa, que ocorrerá de forma online no dia 31 de outubro, das 9h às 13h30, envolverá 6 municípios do país. Em São Paulo, a cidade escolhida foi Osasco, onde a TETO atua na Comunidade Fazendinha, composta por cerca de 350 famílias, muitas delas presentes ali há mais de 15 anos. As principais demandas da comunidade são acesso à água, saneamento básico e energia elétrica regularizada.

A carta redigida após o Cidade em Foco terá como base a precarização do Direito à Cidade, agravada e evidenciada pela pandemia do novo coronavírus, e será escrita a muitas mãos, a partir da fala e perspectiva das comunidades, com o apoio do voluntariado da TETO Brasil. Para que a mensagem chegue até às candidaturas, a organização se compromete, com o apoio de outras organizações sociais, a enviá-la por meio de plataformas digitais.

Com o tema "As Cidades que queremos no pós-pandemia", a ação contará com a participação de voluntários e referências comunitárias de todos os estados em que a TETO Brasil atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco). As reflexões do evento serão guiadas por Tauá Pires, da Oxfam; Bethânia Boaventura, da University College London (UCL), Rodrigo Faria Iacovini, da Escola da Cidadania e Instituto Pólis, e Rafael Poço, do Despolarize.

Para participar do Cidade em Foco basta se inscrever gratuitamente no link http://bit.ly/cidadeemfoco ou acessar o evento online no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=75yghXv-CMc&feature=youtu.be. As cartas-propostas estarão disponíveis para o público na plataforma de pressão do NOSSAS/Bonde, a partir do dia 31/10.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp