27/10/2020 às 12h58min - Atualizada em 27/10/2020 às 14h20min

Mitos e verdade sobre alinhadores transparentes são analisados por especialista

De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira precisa de tratamento ortodôntico para corrigir alguma disfunção. A ortodontista Geovanna Mofato esclarece o que é mito e o que é verdade sobre os alinhadores invisíveis.

DINO
http://www.instagram.com/drageovannamofato/

De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira precisa de tratamento ortodôntico para corrigir alguma disfunção. E a busca por aparelhos vem aumentando também na população adulta que, naturalmente, procura por tratamentos mais discretos, que não atrapalhem seu dia a dia. Fundado em 1997 como uma alternativa ao aparelho fixo tradicional, o Invisalign proporciona tratamento ortodôntico usando uma série de placas sequenciais transparentes (alinhadores) que cobrem os dentes e os pacientes as trocam a cada uma ou duas semanas. 

Com o intuito de orientar quem está em busca de tratamento ortodôntico, Geovanna Mofato esclarece o que é mito e o que é verdade sobre os alinhadores invisíveis e fala também sobre a importância dos cuidados com a higiene da boca. "A saúde bucal está relacionada também à autoestima e ao bem-estar, é a maneira que o ser humano se vê ao sorrir. Pessoas que estão satisfeitas com seu sorriso possuem melhor desenvolvimento em todas as áreas de suas vidas. A ausência de cuidados pode gerar problemas graves tanto para a boca, quanto para o organismo", comenta a ortodontista. 

Abaixo, os mitos e verdades sobre o tema: 

Pacientes que possuem implante podem utilizar o alinhador transparente?

Verdade. Pacientes com implantes dentários podem fazer a correção com Invisalign com segurança. Após o scanner intraoral (exame utilizado para fabricação dos Alinhadores), o profissional informa ao software os dentes que não podem sofrer movimentação, preservando os implantes dentários.

O tratamento é indicado apenas para adultos?

Mito. Embora os alinhadores transparentes sejam um sucesso entre pacientes adultos, por serem discretos, o sistema Invisalign pode ser usado desde a infância. O tratamento ortodôntico com Invisalign First é voltado para crianças a partir de seis anos de idade, quando os primeiros dentes a erupcionar já se encontram na boca.

O tratamento é mais rápido?

Verdade. Existem alguns pontos que fazem com que isso seja possível como o planejamento virtual, onde as movimentações dentárias se tornam muito mais precisas e há uma maior previsibilidade do tratamento e por não haver a necessidade de brackets e fios, as intercorrências são quase inexistentes, o que permite uma maior agilidade no tratamento.

Invisalign só trata casos simples?

Mito. Atualmente conseguimos tratar todos os casos que poderiam ser tratados com aparelho fixo, incluindo casos de extração e tracionamento de caninos.

Tenho que usar contenção após finalizar meu tratamento com Invisalign?

Verdade. Como em qualquer outro sistema de tratamento ortodôntico, ao final do tratamento o paciente precisa usar uma contenção.

Os alinhadores nacionais são feitos do mesmo material dos alinhadores Invisalign?

Mito. Os alinhadores Invisalign são os únicos com a tecnologia SmartTrack que permite que os alinhadores se adaptem melhor aos dentes do paciente, proporcionando maior conforto e até mesmo maior rapidez devido às trocas semanais.

Alinhadores são mais higiênicos que os aparelhos fixos?

Verdade. Os alinhadores por serem removíveis permitem que o paciente realize a limpeza dos dentes e gengivas com muito mais conforto e precisão em comparação com os aparelhos fixos.

Com o tempo o alinhador fica amarelado?

Mito. Os alinhadores Invisalign são confeccionados com um material de altíssima qualidade que mantém a transparência durante o tempo de uso. Salvo as exceções, os alinhadores Invisalign são trocados com um intervalo menor que 2 semanas, então não há risco de pigmentação, exceto se o paciente descumprir as orientações de uso que incluem a remoção do alinhador ao ingerir alimentos e bebidas, pois é possível que o tão querido cafezinho acabe pigmentando-o.



Website: http://www.instagram.com/drageovannamofato/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp