Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/10/2020 às 08h50min - Atualizada em 23/10/2020 às 10h20min

Projeto “Meu Boizinho” resgata a cultura local de Florianópolis de forma criativa

Projeto resgata, de forma lúdica e criativa, a cultura local e as tradições de Santa Catarina

DINO
http://www.meuboizinho.com.br

Ao visitar Florianópolis, os visitantes não apenas desfrutam do turismo de sol e praia, como também o turismo cultural. A cidade encanta com seus locais históricos, mas também com suas danças folclóricas.

Entre elas, a dança do Boi de Mamão, que é a mais famosa do município e também considerada como uma das tradições mais antigas em todo o estado catarinense, como aponta o Guia Floripa.

A dança folclórica recebe mais destaque entre o período do Natal e Carnaval, sendo muito apreciada por adultos e pelas crianças. Tamanha fama deu início ao projeto Meu Boizinho, idealizado pelos publicitários, e sócios, Bruno Pagani e Thiago de Mello.

Turma do Meu Boizinho tem a finalidade de conectar as crianças à tradição e aos costumes de Florianópolis

A ideia da Turma do Meu Boizinho surgiu após um dos idealizadores perceber que não existia desenho animado sobre o personagem principal. Ao ver que seu filho queria assistir o desenho do Boi de Mamão, o pai resolveu criar uma turma com os personagens que seu filho queria ver.

Assim, pôde revigorar a cultura e as tradições locais, como aponta um dos idealizadores do projeto, Bruno Pagani. Ele ainda afirma que essa é outra forma de os pais conectarem os filhos com os costumes e tradições da cidade em que vivem.

Para Pagani, quando se valoriza a cultura da cidade em que vive, a pessoa é capaz de adquirir sentimento de pertencimento. Ele enfatiza sobre a importância de resgatar o folclore que é tão popular entre as crianças, como é o caso do Boi de Mamão.

E para atrair ainda mais os pequenos a essa ideia, Bruno e seu sócio Thiago apresentam o personagem principal, Meu Boizinho, com uma roupagem moderna e com o perfil desta geração.

Animação promete cultivar costumes

Os ilustradores, Thiago de Melo e seu sócio Bruno Pagani, criaram a Turma do Meu Boizinho com características animadas, de forma a cultivar o amor desde cedo, bem como o orgulho pelos costumes da região.

Para incentivar cada vez mais as crianças, os sócios publicaram o primeiro livro infantil da Turma: "O Sumiço da Tainha de Ouro". Além disso, estão criando conteúdos nas redes sociais desde fevereiro, de forma a interagir mais com esse público.

Thiago ainda afirma que o intuito é estar cada vez mais perto das crianças, oferecendo entretenimento educativo. Com isso, desde quando começou o isolamento social, e como forma de apresentar uma mensagem positiva aos avós, criaram uma música capaz de transmitir todo carinho aos netos.

Publicitários lançam primeiro clipe animado com a cantiga do Boi de Mamão

Para apresentar de forma divertida a cultura e as tradições locais, o projeto lançou o primeiro clipe de animação com a música do Boi de Mamão. Com um ar mais moderno e que se conecta com os desenhos que as crianças gostam de assistir atualmente, o primeiro vídeo traz a cantiga da Moreninha. Esta é convidada para ir até a vila ver a dança do Boizinho.

Essa é uma cantiga que, geralmente, abre as rodas para a apresentação do Boi de Mamão. Portanto, foi a escolhida pela equipe para o início da temporada de clipes do projeto Meu Boizinho.

E para quem quer ver mais sobre as criações com a Turma, estas vão além da cantiga. O projeto traz passatempos, desenhos para colorir e diversas atividades lúdicas e estão entre as ações disponíveis nas redes sociais, gratuitamente.

Além dessas, os ilustradores ainda usaram mais de suas criatividades, criando expressões manezinhas em figurinhas que são utilizadas em aplicativos de conversa.

O projeto Meu Boizinho já participou do CocreationLab, pré-incubadora catarinense, e, no ano passado, esteve entre os 10 finalistas do programa Salto Aceleradora, do Sebrae Florianópolis.

Esse projeto também teve aprovação das Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura. Atualmente o projeto se encontra em fase de captação de recurso, como forma de obter investimento em outros clipes, que fazem parte da produção da primeira temporada.

A Turma do Meu Boizinho

Mamão, o boi brincalhão: personagem principal do Meu Boizinho. É curioso e ativo, adora novas brincadeiras com os amigos e conhecer lugares novos.

Bebel, a bernunça comilona: ela é uma bernunça especial e tradicional do boi-de-mamão. Adora comer, especialmente alimentos saudáveis e balanceados.

Mateus: no Meu Boizinho ele é um super amigo do personagem, enquanto que na história do Boi de Mamão ele é o dono.

Moreninha: adora dançar, e assistir, as músicas do Boi de Mamão, sendo fã número 1.

Bacuri, o menino pescador: pertence a uma família de pescador, herdou forte sotaque manezinho, o apelido da família e a paixão pela pesca.

Cotinha, a filha da maricota: vaidosa, mas com ar desengonçado. Gosta muito de brincar e dançar, embora seja tímida.

Didico, o passarinho da paz: é calmo, inteligente e tranquilo. Seu comportamento é exemplar.

Vó Zinha: é avó da Moreninha e está sempre disponível a ajudar com seus conselhos, além de ser muito simpática.

Fran, a bruxinha bacana: seu pai é um pescador e sua mãe uma bruxa lendária. Ela se tornou herdeira principal do Reino Encantado da Ilha da Magia.

Onde encontrar o Meu Boizinho

www.meuboizinho.com.br
www.instagram.com/meuboizinho
www.youtube.com/meuboizinho
www.facebook.com/meuboizinho



Website: http://www.meuboizinho.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp