21/10/2020 às 15h58min - Atualizada em 22/10/2020 às 00h00min

Praticar Pilates pode reduzir ansiedade e cansaço em homens

A prática da atividade produz muitos benefícios também para os homens mais novos, evidenciando uma melhoria perceptível em seus níveis de tensão e ansiedade

DINO
http://smcare.com.br/

Um estudo publicado na Complementary Therapies in Medicine - uma das mais respeitadas revistas médicas sobre tratamentos alternativos - investigou, a fundo, os efeitos oferecidos pelo Pilates no público masculino.

Dados da pesquisa apontam que, assim como em idosos e mulheres jovens (os dois maiores demográficos analisados quanto ao impacto do Pilates), a prática dessa atividade produz muitos benefícios também para os homens mais novos, evidenciando uma melhoria perceptível em seus níveis de tensão e ansiedade já na primeira sessão.

Ainda que a prática seja rodeada de mitos e estigmas, cada vez mais o público masculino se torna adepto dela, experimentando, por si mesmo, todos os benefícios que o Pilates pode oferecer.

Pilates e a redução da ansiedade

Ao longo dos anos, estudos indicam que homens têm mais chances de desenvolver questões psicológicas que mulheres e muitos fatores podem contribuir para tal cenário, tais como o desejo de não parecer emocionalmente frágil ou, até mesmo, a resistência a procurar ajuda psicológica - considerando-se o estigma que ainda é profundamente arraigado na sociedade.

O estudo publicado na Complementary Therapies in Medicine acompanhou a rotina de 87 homens de idade universitária que responderam um questionário sobre seu estado mental antes e depois das sessões de Pilates, o que mostrou que a prática foi bastante eficiente para diminuir sentimentos de ansiedade e fadiga, além de melhorar o humor dos participantes como um todo.

Pilates

A prática ganhou esse nome por conta do sobrenome de seu criador, Joseph Pilates, que iniciou a técnica de exercícios em meados de 1920 na Alemanha. Um dos principais objetivos do Pilates é o equilíbrio entre o corpo e a mente, visando promover o bem-estar físico e mental e melhorar a qualidade de vida do praticante como um todo.

Mesmo que essa técnica seja abordada como uma novidade, a verdade é que ela é um conjunto de exercícios já bastante consolidado, tendo adeptos por todo o mundo. Apenas no Brasil, são mais de 35 mil estúdios que oferecem a prática.

Principais benefícios

A tonificação de músculos é um objetivo comum em homens que buscam praticar exercícios; por isso, musculação ou lutas são as atividades preferidas desse demográfico. O que muitos não sabem é que o Pilates também é uma ótima forma de ganhar massa muscular e adquirir força.

Além disso, ele também contribui para a construção de uma flexibilidade e consciência corporal muito mais significativas. A prática também fortalece os músculos abdominais, contribuindo para uma postura mais adequada e alívio de dores nas costas.

Pilates: o primeiro passo é o mais importante

Mesmo para aqueles que já estão acostumados a praticar atividades físicas recorrentes, o Pilates pode proporcionar muitos benefícios para além dos físicos. Por isso, contar com uma clínica especializada que ofereça uma estrutura adequada, e profissionais fisioterapeutas capacitados, é essencial. A SM Care é uma das principais clínicas de fisioterapia em SP, tendo ampla experiência em Pilates, a fim de gerar resultados um tanto quanto satisfatórios para seus clientes.



Website: http://smcare.com.br/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp