Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
15/10/2020 às 11h31min - Atualizada em 15/10/2020 às 11h31min

Conheça o projeto do professor kennedense que foi vencedor do prêmio Educador Nota 10

Diogo Jordão Silva foi vencedor do maior e mais importante Prêmio da Educação Básica brasileira

Da Redação

O kennedense Diogo Jordão Silva conquistou o "Prêmio Educador Nota 10", em julho deste ano. Ele disputou o prêmio com mais de 4 mil professores de todo o Brasil.

Diogo é mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde também se graduou. Atualmente ele é professor no CE Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes, RJ, cidade onde mora atualmente.


Leia também:
Frentista é assassinado com cinco tiros em Cachoeiro
Mais de 300 mil cápsulas de medicamentos são apreendidas na divisa do ES com o RJ


Debates sobre democracia, leituras, documentários e pesquisas de campo empoderaram a turma de Ensino Médio do professor a reivindicar melhorias para o bairro, por meio da participação na política.

Conheça o projeto:

 

CONSCIÊNCIA CIDADÃ E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Diogo apresentando o jogo de tabuleiro (Foto: Nidiacris Ribeiro / Trupe Filmes)

 

Educador Nota 10: Diogo Jordão Silva
Geografia – 2º Ano / Ensino Médio
Escola: CE Nelson Pereira Rebel
Campos Dos Goytacazes, RJ

Projeto: Nos trilhos da democracia
Número de alunos: 20
Duração do trabalho: 9 meses (1 ano letivo)

Resumo: Diogo ensinou que o sistema democrático é feito de sujeitos atuantes e não apenas de votantes. Por meio de pesquisas no laboratório de informática e em saídas de campo, os estudantes identificaram as carências estruturais e as demandas sociais do Distrito Travessão para então analisar as políticas públicas que faltavam e propor soluções.

Documentários e debates permitiram conhecer capítulos da Constituição Federal e direitos constitucionais como saneamento básico, saúde, educação e transportes. Leituras, produção de dados, discussões e outras atividades práticas fizeram a turma compreender como funciona o regime político brasileiro e suas tensões, além de desenvolver a própria argumentação.

Durante o projeto, entenderam o que, por que e como reivindicar! Junto com o professor, criaram o Café com Política, evento para apresentar na escola os dados pesquisados na comunidade, inclusive para uma vereadora convidada. Ela levou as reivindicações à Câmara Municipal e os estudantes compareceram à audiência, assumindo a autoria. Como resultado, demandas da saúde pública foram atendidas.

Por que o trabalho foi premiado?
“É um trabalho exemplar pois tematiza o cotidiano, a ausência de cidadania e propõe estratégias de imersão na realidade para construir uma proposta de ação política dos estudantes em torno das necessidades vividas na comunidade e que, ao final, se transformam em pautas junto a Câmara Municipal e audiência pública. Na Geografia o tema da democracia aparece com vários recortes espaciais e temporais, mas o seu fundamento, que é a participação no território, nem sempre é praticado. Considero o projeto modelar para os estudos geográficos, pois em suas diversas abordagens e propostas investigativas trata de conflitos territoriais e políticas públicas. A Geografia é uma disciplina de investigação colada nas questões socioambientais e o território é o campo político de disputas entre o poder do estado e o poder da comunidade (RAFFESTIN,1993). Quando a sociedade compreende o sentido desse poder territorial e se organiza para reivindicar seus direitos, atua democraticamente. Nesse sentido, o professor Diogo fez os jovens se apropriaram dos mecanismos participativos existentes, contribuindo assim para a construção de uma cultura democrática.” Sueli Angelo Furlan, doutora e professora no Departamento de Geografia da USP, é selecionadora do Prêmio Educador Nota 10

Veja vídeo:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp