Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/10/2020 às 16h14min - Atualizada em 09/10/2020 às 00h00min

Dia das Crianças ganha atividades lúdicas em casa

Em tempos de distanciamento social, atividades no estilo ‘faça você mesmo’ e contação de histórias ganham espaço no ambiente online como forma de entretenimento

DINO
https://www.japanhousesp.com.br/

Com a chegada da pandemia e a necessidade do distanciamento social, o tempo em casa fez com que o brasileiro redescobrisse a possibilidade do ‘faça você mesmo’ (ou, Do It Yourself). Segundo estudo divulgado este ano e destacado pelo Facebook como comportamento histórico no "The 2020 Topics and Trends Report From Facebook IQ", a filosofia - que consiste na construção, reparação e modificação das coisas sem supervisão de uma autoridade sobre o assunto - apresentou um crescimento de 25 pontos na popularidade de buscas feitas no Google entre 01 de janeiro e 05 de junho de 2020, partindo do termo "como fazer", o que confirma a forte tendência das pessoas em ocupar seu tempo em casa com atividades manuais, seja com objetivo de economizar em serviços e itens que não dispõe dinheiro para investir, seja no sentido de entreter.

Soma-se a isto, a realidade em relação ao aumento do uso de internet nos últimos meses, confirmado pelos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que registram crescimento expressivo no período, de 40% a 50%, base importante para a tendência do ‘faça você mesmo’. Entre habilidades de destaque apresentadas estão a culinária - quem não viu nesses sete meses pelas redes sociais bolos, pães e até mesmo receitas mais elaboradas? - o artesanato, jogos e entretenimento para as crianças, que ganharam espaço nas casas e tornaram-se grande aposta de instituições culturais, para promover conteúdo diverso e manter o contato direto com seu público-alvo. Pensando nisso, a Japan House São Paulo, instituição de cultura japonesa com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, criou o projeto #JHSPONLINE em seus canais digitais (site, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) mantendo sua missão de revelar diferentes vertentes do Japão de hoje.

Pensando no público infantil, foram criadas diversas atividades no canal do YouTube da instituição e que se destacam para comemorar o Dia das Crianças. "Criamos uma programação para todos e o público infantil - para o qual sempre demos grande importância e que está enfrentando novos desafios durante o isolamento- ganhou espaço especial com atividades lúdicas, vídeos de passo a passo diversos, atividades manuais como dobraduras e origamis, contação de histórias e brincadeiras", conta Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição. As atividades incluem brincadeiras tradicionais japonesas, artesanato, gastronomia e outras ações que envolvem a cultura do Japão para se aventurar e aprender sobre a cultura japonesa, sem sair de casa. Para o dia 12 de outubro, no canal do YouTube da instituição, a Chef Cris Sampei vai ensinar aos pequenos como preparar um obento kawaii, tradicional marmita japonesa que além de saborosa é extremamente nutritiva. Uma atividade divertida para se fazer com as crianças, estimulando uma alimentação bonita e saudável.

Atividades com papel costumam encantar crianças de todas as idades, e fazem parte da programação que ensina a fazer balões de papel, conhecido no Japão como kamifusen, brinquedo tradicional que passou a ter grande popularidade entre as crianças a partir começo do século XX, feito de papel leve e dobrável com uma pequena entrada para o ar. A brincadeira é tentar inflar o balão e mantê-lo voando, apenas batendo com a palma das mãos com delicadeza. Fazem parte também as dobraduras dos conhecidos origamis que ganham diversificados modelos e seus significados na cultura japonesa, como o do sapo, figura bastante familiar em todo o arquipélago japonês e que na brincadeira, pula pequenas distâncias.

"Para criar o conteúdo atrativo, divertido e informativo, trouxemos artistas de diferentes áreas, como ilustradores, contadores de histórias, artistas visuais, que conseguissem transmitir a cultura japonesa por meio de vídeos que possam cativar a atenção das crianças e ensinar algo novo para elas. Ficamos satisfeitos em perceber que o conteúdo que selecionamos fala diretamente com esse público e gera parcerias especiais", completa Natasha, que se refere a atividades como a contação de histórias que ganhou um capítulo especial de textos da série Turma da Mônica - Lendas Japonesas, narrados por André Kondo, em uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções e a Editora JBC.

O artesanato japonês está presente em vídeos como o que a artista Kiri Miyazaki ensina o shibori, nome dado para a técnica de tingimento usando vários tipos de dobraduras e amarrações feitos tradicionalmente em tecidos. Ela traz os princípios de forma simples para que as crianças possam aproveitar as tintas que já tenham em casa, ou mesmo, criar suas próprias tintas com resíduos da cozinha como casca de alimentos. Já o ilustrador Caio Yo ensina em vídeo as crianças a desenharem e pintarem o famoso Gato da Sorte. Falando em teatro, o universo fantástico do kamishibai, destaca o teatro de papel que incentiva as crianças a criarem suas próprias histórias e contar para quem quiser. Para estimular a coordenação e a mobilidade, jogos também fazem parte da programação, como o ayatori, conhecido como "cama de gato" no Brasil, a típica brincadeira japonesa que possui muitas versões e níveis de complexidade, pode ser realizada em dupla ou até mesmo sozinho, utilizando apenas um fio de barbante mais maleável, que permita torções e cruzamentos sem machucar as mãos. E para os pequenos que gostam de histórias, a autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka conta a lenda de Tanabata, que faz parte da tradição oral japonesa e possui muitas versões dependendo da região do Japão, no entanto, está sempre ligada a uma das festas japonesas mais populares do país: o Tanabata.

Shiritori
Turma da Mônica - Lendas Japonesas
Maneki Neko
KAMISHIBAI
KAMIFUSEN
Origami
Ayatori
Itajime Shibori
A Lenda de Tanabata

Para acompanhar a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais, basta acessar:
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: //twitter.com/japanhousesp



Website: https://www.japanhousesp.com.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp