Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/09/2020 às 09h46min - Atualizada em 28/09/2020 às 09h57min

Em evento sobre Negociação jurídica, Associação diz que prática pode reduzir custos da Caixa

O expositor foi o professor Diego Faleck, negociador de conflitos, mestre pela Universidade de Havard, doutor pela USP e autor do livro “Manual de design de sistemas de disputas: criação de estratégias e processos eficazes para tratar conflitos”. Na bagagem, ele tem a experiência de ter atuado em casos nacionais e internacionais, como o acidente da TAM de 2007 e o rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

DINO
https://www.advocef.org.br/

A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) realizou, nesta 4a feira (23/9), a segunda parte de um curso online para os advogados do banco voltado ao aprimoramento dos resultados da negociação jurídica.

O expositor foi o professor Diego Faleck, negociador de conflitos, mestre pela Universidade de Havard, doutor pela USP e autor do livro "Manual de design de sistemas de disputas: criação de estratégias e processos eficazes para tratar conflitos". Na bagagem, ele tem a experiência de ter atuado em casos nacionais e internacionais, como o acidente da TAM de 2007 e o rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

Segundo Faleck, a ideia foi falar dos temas de forma que os advogados tivessem ferramentas para colocar em prática no dia a dia e, com uma noção a respeito dos assuntos, pudessem se aprofundar posteriormente.

"Nós debatemos a perspectiva racional da negociação, essa história de você pensar no outro lado para se decidir. Isso é uma grande parte do estudo e aprendemos como as pessoas deveriam se comportar e o que é ser racional dentro da Teoria da Negociação", explicou.

Para a presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos, idealizadora do curso, esse conhecimento é ainda mais relevante na atuação do jurídico em uma empresa do tamanho e importância da Caixa Econômica Federal.

"Aprimorar a negociação e racionalizar a tomada de decisões proporciona otimização do trabalho e redução dos custos. Isso agrega um valor inestimável à proteção do bem público que é a Caixa e auxilia na rentabilidade do banco, que tanto vêm auxiliando a população no cumprimento de sua missão social", explica a presidente.

O professor ainda explicou que os conceitos de negociação conversam entre si, que na Teoria dos Jogos é preciso tentar antecipar o que o outro lado vai fazer e Equilíbrio de Nash, por exemplo, pode ocorrer quando não se tem uma estratégia dominante. Nesse caso, é necessário tomar uma decisão baseada na atuação das outras partes.

"O Equilíbrio de Nash é quando você toma uma decisão pressupondo que os outros agentes são racionais e que eles também estão tomando as decisões no melhor interesse deles. Quando isso acontece você cria esse equilíbrio e isso é crucial para a árvore de jogos", disse.

Com uma série de exemplos de caso, o professor Diego Faleck também ensinou os participantes a desenharem uma Árvore Decisória, explicando cada conceito e citando uma série de requisitos que fazem parte do processo, como a necessidade de considerar eventos futuros e importância de da precisão nas avaliações de probabilidades.

Participante do evento, a associada Ana Paula Galinatti Schreiber, Ana Paula Galinatti Schreiber, da Gerência de Atendimento Jurídico (Geaju) concluiu que os exemplos foram instigantes, e, na opinião dela, é preciso implementar a Árvore de Decisão no cotidiano dos advogados da CAIXA.

"Claro, com revisão periódica, já que nossa realidade é diferente do modelo americano (tempo e segurança jurídica). Mas, mesmo assim, vejo espaço para normatização no âmbito da Dijur com auxílio da Vicor", comentou.

No final da aula, o professor Faleck indicou o livro "Decision Analysis, Game Theory and Information de Louis Kaplow e Steven Shavell para quem quiser se aprofundar nos temas. A exposição foi aberta ao público, porém, o acesso posterior ao conteúdo é exclusivo aos associados da Advocef, que poderão assistir o vídeo por meio do link disponível na área do associado, onde também é possível baixar o PDF da obra indicada pelo professor.



Website: https://www.advocef.org.br/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp