Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/06/2015 às 09h20min - Atualizada em 03/06/2015 às 09h20min

Governo do Estado homologa situação de emergência de Presidente Kennedy

Por Fábio Jordão

 

O município de Presidente Kennedy, atingido pela estiagem na região sul do Espírito Santo, teve sua situação de emergência reconhecida pelo Estado.

A aprovação do decreto municipal foi publicada no Diário Oficial desta quarta–feira(03) e é assinada pelo governador do estado Paulo César Hartung Gomes. 

A Defesa Civil irá monitorar e acompanhar as condições do município.

Presidente Kennedy contabiliza que R$ 26 milhões deixaram de circular na economia local. Sete mil produtores, mais de 2/3 da população, foram prejudicadas. Sete em cada dez  habitantes moram na zona rural.

A seca já comprometeu a produção agropecuária, levando à queda na colheita de mandioca (40%), abacaxi (30%), cana-de-açúcar (70%), leite (50%) e carne bovina. Esses produtos representavam 83% da arrecadação municipal.

Ações contra a estiagem

O Projeto Olho D´Água, que prevê a recuperação/preservação de nascentes e rios, e a execução de ações variadas de apoio ao produtor rural pela Prefeitura.

Entre elas a abertura ou reabertura de 350 poços semiartesianos, a construção de cisternas, recuperação e reflorestamento de 1,2 mil nascentes, a construção de pelo menos 1,2 mil barragens e açudes, a intervenção mecanizada e disponibilização de sementes, calcário e superfosfato para recuperação de 13 mil hectares de pastagens e a preservação de água através de caixas secas e em curva de nível em todas as propriedades do município.

Desde o ano passado, ações para minimizar os efeitos da seca já vinham sendo adotadas, com a abertura de 910 bebedouros para animais com demanda de três horas em média por bebedouro, com custo total de R$ 300.300,00. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp