Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/07/2016 às 17h22min - Atualizada em 05/07/2016 às 17h22min

Diretoria do Porto Central se reunirá com o ministro do Meio Ambiente

Fábio Jordão

Fábio Jordão

Capixaba, formado em técnico em informática pelo Ifes, formado em Engenharia de Produção pela Faculdade Multivix

Por Fábio Jordão

Conforme noticiado pela coluna Victor Hugo de A Gazeta, no último domingo(03), a diretoria do Porto Central, empreendimento holandês com parceria Capixaba que será construído em Presidente Kennedy, será recebida amanhã(06) pelo ministro do Meio Ambiente e pelo presidente do Ibama. 

Após essa reunião, deve sair, enfim, a licença de instalação do empreendimento, único documento que falta para o início das obras no porto.

 

Conheça o Porto Central

O Porto Central, que será construído em Presidente Kennedy, seguirá o modelo do Porto de Roterdã (Holanda) de porto-indústria. 

O terminal irá operar diversos tipos de cargas como: granéis líquidos (petróleo e derivados e produtos químicos), granéis sólidos (minério de ferro, carvão, ferro gusa), além de soja, milho, trigo e outros produtos agrícolas, fertilizantes e veículos. Também serivrá como base de apoio offshore.

O Porto Central também vai movimentar contêineres.

No terminal estão previstos 30 berços. A profundidade vai variar de 10 a 25 metros, o que vai permitir que o porto receba navios de grande porte.

Gestão

O Porto Central é um empreendimento internacional desenvolvido pela TPK Logística S/A, empresa brasileira, e o Porto de Roterdã.

Fases

O projeto prevê quatro etapas. O investimento previsto para a primeira é de R$ 1,5 bilhão.

Para as outras fases, será de cerca de R$ 5 bilhões.

Prazos

A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre de 2016.

A operação do porto vai começar a partir de 2018.

Interesse
Empresas de grande porte que atuam no Brasil e em outros países já manifestaram interesse em operar no Porto Central. Óleo e gás, carga geral e contêineres são as áreas que reúnem maior número de interessados.

Empregos
Durante as obras, deverão ser criadas 4.700 vagas de empregos.

E na operação, esse número vai variar conforme a quantidade de empresas que se instalarem no porto. A expectativa é de que o número de postos de trabalho chegue a 3.500 na operação.

Leia Também »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp