23/04/2015 às 08h00min - Atualizada em 23/04/2015 às 08h00min

Quota dos royalties tem aumento de 12,3% em relação a março

Receita deve ser depositada hoje na conta do município

Por Fábio Jordão - com informações Roberto Moraes

 

O depósito referente às quotas mensais dos royalties de abril será efetuado hoje nas contas dos municípios pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Esses valores se baseiam na produção do mês de fevereiro. Em média, o aumento no valor das quotas ficou em 16%, em relação a que foi paga no mês passado.

A quota recebida pelo município de Presidente Kennedy cresceu 12,3%, a de Campos dos Goytacazes-RJ, 16,5%, a de São João da Barra-RJ, 17,9% e a de Macaé-RJ, 15,2%.

Os dados são originados pela Agência nacional de Petróleo (ANP) e foram tabelados pelo superintendente de Petróleo, Gás e Tecnologia da Prefeitura de São João da Barra-RJ, Wellington Abreu.

A lista inclui um total de vinte municípios produtores, sendo dezenove fluminenses e o município de Presidente Kennedy.

A variação do percentual de aumento de receita é de 6,4% para Itaguaí, o menor percentual e de 24,2% de Parati.

Para Wellington Abreu "apesar deste aumento, não devemos esperar o mesmo para Maio, pois o mês de março teve uma queda de produção refente a fevereiro de 1,4% e mesmo março tendo 31 dias e fevereiro 28 dias de produção. Fato devido principalmente a parada da P-58 e a trágica parada FPSO-São Mateus."

Com o dólar hoje abaixo de R$ 3,00 , junto com o preço um pouco menor do barril no mercado internacional e também uma produção similar indica uma tendência de equilíbrio da receita nesse patamar de abril. Porém, as variações desses indicadores dependem de muitos fatores.

A pergunta continua sendo sobre o que devemos modificar na maneira de gerir esses bilhões finitos com responsabilidade.

coluna recentemente noticiou que Presidente Kennedy alcançou R$ 1,3 bi em recebimento de royalties neste mês, algo histórico para nosso município de 51 anos.

Com a crise interna, a cidade deve está preparada para uma possível diminuição deste benefício e o uso sustentável das receitas provenientes dos royalties, diversificando a cadeia produtiva no município, com a finalidade de garantir a capacidade de promover uma dinâmica de desenvolvimento próprio. 

Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp