Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/04/2017 às 19h49min - Atualizada em 25/04/2017 às 19h49min

Investidores visitam Porto Central em Presidente Kennedy e anunciam projeto bilionário

Aqui Notícias

Representantes de empresas da Itália e França estiveram nesta terça-feira (25) em Presidente Kennedy para visitar a área do Porto Central e, na oportunidade, anunciaram o investimento de cerca de U$ 1 bilhão para a construção de uma termelétrica para fornecer energia a gás.

Segundo o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Novaes, os representantes das empresas investidoras ficaram animados com o projeto e a área que será disponibilizada para a construção da termelétrica. “Eles vieram conhecer de perto e gostaram do que viram. O porto é grande e pode garantir autossuficiência para o Espírito Santo em energia a gás”, comentou o diretor-presidente.

Ainda dependendo de algumas licenças junto ao Ibama para começar a operar, o Porto Central pode ser o canal de entrada para abastecimento de gás não só do Espírito Santo, mas dos estados vizinhos. Para a construção da termelétrica, no entanto, também será preciso liberação do governo. O diretor-presidente explica: “é preciso participar de um leilão junto ao Governo Federal. Por isso, estamos trabalhando para que os investidores estrangeiros cheguem fortes e consigam obter êxito nesse sentido. Estamos dando todo o suporte necessário para que isso aconteça”.

Como dependem de liberação de licenças, ainda não se fala em prazos, mas a expectativa é de que as empresas estejam prontas para participar do leilão no ano que vem. “A intenção é que eles participem do leilão no primeiro semestre de 2018”, acrescentou José Maria.

Segundo o chefe de gabinete de Presidente Kennedy, José Augusto Paiva, esse investimento vai ajudar a alavancar o desenvolvimento do município. “Estamos dialogando permanentemente com os poderes públicos para atuar no que for possível para liberar a área e o Porto Central se tornar realidade. O anúncio da termelétrica nos deixa ainda mais empolgados porque, segundo os investidores, serão gerados 1,5 mil empregos diretos”, disse José Augusto.

Ferrovia

Além do investimento bilionário na termelétrica, o diretor-presidente do Porto Central disse que está cada vez mais otimista com a possibilidade de um terminal ferroviário em Presidente Kennedy.

O projeto conceitual da ferrovia já está sob análise da Vale, que vai propor ou não alterações de trajeto e outras possibilidades. Segundo José Maria, a ferrovia terá capacidade de transportar cerca de 50 milhões de toneladas de produtos por ano. As principais cargas, a princípio, seriam grãos, como trigo e soja. Mas há também o granito e a possibilidade de minério de ferro.

O trajeto proposto tem 162 quilômetros de extensão, passando por Presidente Kennedy, onde tem um terminal previsto próximo a área do Proto Central, chegando até a capital Vitória, margeando pela BR 101. “A expectativa é de que até junho, a Vale apresente as alterações finais do projeto e, até 2022, a ferrovia esteja construída”, informou José Maria.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp