Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/03/2017 às 15h58min - Atualizada em 22/03/2017 às 15h58min

Imagem de Nossa Senhora das Neves passa por processo de restauro

Coordenadoria de Comunicação - PMPK

Bem de valor histórico, cultural e arquitetônico para a população de Presidente Kennedy, a imagem de Nossa Senhora das Neves, do Santuário das Neves, está passando por um processo de restauro. A iniciativa do trabalho é da Prefeitura Municipal do município e da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A imagem que veio de Portugal em 1750, foi restaurada uma única vez, em 1995. Desde então, só passou por um processo preventivo de descupinização em julho do ano passado. Agora, será inteiramente restaurada. Além da imagem, o oratório onde fica a padroeira do município também passará pelo mesmo processo.

Quem está realizando o trabalho é o Núcleo de Restauro e Conservação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O procedimento durará cerca de cinco meses. No final de Julho, a imagem volta para o Santuário para celebrar mais um ano de festa, na primeira semana de agosto.

Segundo a arquiteta da comissão diocesana de bens culturais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Cora Augusta Duarte Aguieira, o processo de restauração de bens culturais móveis, é de suma importância para a história da cidade e da igreja. “Esta é uma importante ação de salvaguarda de bens culturais sacros da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e da prefeitura”, disse.

Para o Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha, sacerdote da Igreja católica de Presidente Kennedy, a imagem é um bem que vai além da arte, por isso a importância do restauro. “A obra de arte em questão, está presente em nosso município há séculos, é uma expressão de fé, não só dos kennedenses, como de todos os fieis romeiros que todos os anos vêm dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e das cidades do nosso Estado do Espírito Santo”.

 O padre ainda ressaltou a importância histórica do patrimônio. “Várias escolas e alunos de graduação e pós-graduação em História e Artes já passaram pelo Santuário para conhecer a imagem e a sua história. Tanto o Santuário como a Imagem de Nossa Senhora das Neves estão nas raízes da história do nosso município de Presidente Kennedy. Ela é o cartão postal de nossa cidade, e a expressão de fé de milhares de pessoas que encontram no Santuário o aconchego da Mãe e a Misericórdia de Deus. Na verdade, não tem como falar de Presidente Kennedy sem falar do Santuário e da Imagem de Nossa Senhora das Neves”, acrescentou.

 

Patrimônio Histórico

Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, a Igreja de Nossa Senhora das Neves  foi construída pelo Padre José de Anchieta, com mão de obra de escravos e índios purís e botocudos, em 1581, na Planície de Muribeca, às margens do Rio Itabapoana.

 Após um incêndio que destruiu o templo original, foi construída em 1694 a igreja atual, feita com pedra, barro, areia e óleo de baleia. Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária:  haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp