Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/10/2016 às 00h24min - Atualizada em 01/10/2016 às 00h24min

App gratuito permite colaboração popular na apuração paralela das Eleições

Além de agilizar a divulgação dos resultados, Apura Fácil oferece ao cidadão a oportunidade de atuar como um fiscal no pleito municipal

Portal Diário do Aço
Aplicativo desenvolvido por empresa ipatinguense já está disponível para dispositivos móveis

No ano em que o número de smartphones em uso no Brasil chegou a 168 milhões, o usuário terá a chance de utilizar seu aparelho para participar de uma apuração paralela e independente das Eleições Municipais por meio do Apura Fácil. 

O aplicativo colaborativo, gratuito e disponível para aparelhos Android e iOS, permite que usuários de qualquer município brasileiro capturem as informações emitidas pelas urnas eletrônicas ao fim da votação, que será realizada no dia 2 de outubro. 


Além de contribuir para a agilidade na divulgação dos resultados, o cidadão age como um fiscal, já que poderá verificar se o resultado da sua seção corresponde ao recebido pelo sistema oficial de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.

Desenvolvido por uma empresa de Ipatinga-MG, especializada em soluções tecnológicas, o aplicativo faz uso da decisão da Justiça Eleitoral de incluir o QR Code nos Boletins de Urna (BU), documentos impressos pelas urnas eletrônicas ao fim da votação que carregam as seguintes informações: identificação da seção eleitoral e da urna, o número de eleitores que votou naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda. 

“Depois de terminada a votação, as cópias do BU são enviadas para os cartórios eleitorais, entregues aos representantes dos partidos e afixadas na seção eleitoral. A presença do QR Code no BU permite que o cidadão faça o escaneamento desse código pelo Apura Fácil, obtendo assim uma espécie de cópia digital do boletim”, explica o coordenador de projetos da empresa, Dalton Ataíde.

Além de capturar os dados das urnas, o Apura Fácil também exibe o número de votos obtido pelos candidatos. “Serão divulgados apenas os resultados referentes aos municípios onde houver a captura do QR Code pelo aplicativo. Por isso é importante que as pessoas baixem o Apura Fácil e participem da captura dos dados no dia das eleições”, reforça Dalton, lembrando que o uso massivo vai permitir que o resultado do pleito seja divulgado em primeira mão pelo aplicativo. 

Como funciona

Para escanear o QR Code não é necessário estar conectado à internet, basta direcionar a câmera do dispositivo (smartphone/tablet) para o código. 

“É possível que muitas seções eleitorais estejam em áreas onde não há cobertura de internet, mas isso não impede o funcionamento do aplicativo. O cidadão pode capturar o código e, quando estiver conectado, o Apura Fácil envia automaticamente os dados para o servidor”, lembra Dalton. 

“Embora o aplicativo tenha sido desenvolvido para uso no dia das eleições, ele pode ser utilizado desde já como fonte de informação, pois todos os candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral já são exibidos no Apura Fácil”.

Serviço
Site: www.apurafacil.com.br 
e-mail: [email protected] 
Download na Google Play: Apura Fácil 
Download na Apple Store: Apura Fácil 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp