Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/09/2016 às 14h12min - Atualizada em 09/09/2016 às 14h12min

Governador negocia vinda de multinacional holandesa ao ES

Hartung cumpriu agenda, na última terça-feira (06), com potenciais investidores e autoridades portuárias de Roterdã

DIO - ES

Após cumprir agendas de compromissos oficiais em Singapura e na Malásia, o governador Paulo Hartung cumpriu agenda, na última terça-feira(06), com potenciais investidores e autoridades portuárias de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente
Kennedy, no Sul do Estado. Hartung aproveitou a oportunidade para ressaltar potencialidades do Porto Central, como ramal logístico e posição geográfica estratégica capixaba, e iniciar negociações com multinacionais holandesas para instalação de unidades no Espírito Santo. 

Na oportunidade, Paulo Hartung foi recebido pelo CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, que reiterou o engajamento do mega porto holandês com o projeto do Porto Central. O alto executivo holandês agradeceu a Hartung pelo empenho pessoal em buscar parceiros internacionais que possam ser mobilizados na viabilização definitiva do Porto Central, agora que as licenças ambientais já estão sendo obtidas. 

Hartung também visitou o presidente da empresa Vopak, Antoni Floors, que é uma multinacional holandesa especializada em transporte de cargas químicas e petróleo, para iniciar negociações e atrair a empresa para o Espírito Santo. Com 400 anos de existência, hoje é estabelecida como uma das gigantes da tancagem e do transporte, via dutos, de granéis líquidos e gasosos, petróleo, combustíveis, gases, biocombustíveis e óleos comestíveis. 

O governador capixaba explica que a Vopak possui operações globais baseadas em diversos países, inclusive no Brasil. A Vopak é importante parceira do Porto de Roterdã e, nessa capacidade, mostrou-se interessada em investir também no Porto Central, o que abrirá perspectivas muito importantes para o projeto capixaba. A Vopak no Porto Central passaria a abranger múltiplos negócios, tais como transbordo e estocagem de petróleo e combustíveis, regaseificação de gás natural para uso em geração termelétrica e na distribuição via gasoduto”, detalha. 

Na mesma tarde, o governador foi recebido pelo prefeito de Roterdã, Sr. Ahmed Aboutaleb, no prédio da prefeitura, que é uma das poucas construções que sobreviveram aos bombardeios de que a cidade foi vítima durante a Segunda Guerra Mundial. Imigrante marroquino naturalizado holandês, o prefeito Aboutaleb é uma das lideranças políticas mais promissoras no país, dado seu perfil social-democrata e sua militância multicultural, que ele combina muito bem com um perfil de gestor moderno já testado e aprovado. 

Convidado pelo governador Paulo Hartung para visitar o Espírito Santo, Aboutaleb desde já se prontificou definir um período que seja mutuamente conveniente. Importante estreitar nossas relações culturais e comerciais”, poderá Hartung. 

PORTO DE ROTERDÃ - O Porto de Roterdã, em volume movimentado, é o maior porto europeu, muito distante do segundo lugar, e o oitavo maior do mundo, atrás de seis portos chineses e o de Singapura. O volume de negócios gerados no Porto de Roterdã e em seu entorno corresponde a 5% do PIB da Holanda, marca que é impressionante. Seguindo longa tradição iniciada bem antes de o Brasil ser descoberto, quando as cidades holandesas já comerciavam com o mundo então conhecido, o Porto de Roterdã evoluiu ao longo dos séculos até se transformar na referência que hoje representa, como porto tecnologicamente moderno, altamente competitivo e reconhecido pela visão de longo prazo que caracteriza suas tomadas de decisões estratégicas. É com essas características em mente que precisa ser valorizada sua decisão de, no Brasil, investir no Porto Central.

“Depois de Roterdã, vamos para Haia, na Holanda, onde nos reuniremos com a liderança mundial da Shell, petroleira anglo-holandesa que hoje tem atuação muito importante no Espírito Santo. Depois da Petrobras, a Shell é a petroleira que mais tem investimentos em nosso Estado, nesse setor. O Espírito Santo tem potencial para ser a principal plataforma da Shell de atração no Brasil”, finaliza José Carlos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp