Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/08/2016 às 15h24min - Atualizada em 23/08/2016 às 15h24min

PMDB e PSDB lideram número de adversários

Partido do governador Paulo Hartung vai brigar por prefeituras em 49 municípios do ES

Gazeta Online
Chico Donato revela: PMDB quer aumentar poderio

 

O partido que tem o maior número de candidatos a prefeito no Espírito Santo é o PMDB. São 49 nomes, o que representa 18,1% do total. A legenda concorre ao Executivo como cabeça de chapa, portanto, em 62% dos municípios.

Hoje a sigla tem 15 prefeituras e, de acordo com o secretário-geral do PMDB, Chico Donato, o objetivo é manter ou ampliar o número. “A meta é ampliar aumentando. Mas não houve nenhuma determinação de ter candidatura no município A ou B. Somente a Capital que é prioridade da nacional do partido”, afirma Donato.
Entre as prefeituras disputadas por peemedebistas estão Vitória, Cariacica, Linhares, Mimoso do Sul, Mucurici e Marechal Floriano, além de Presidente Kennedy, com o ex-prefeito Reginaldo Quinta. Ele concorre contra a própria sobrinha, a prefeita Amanda Quinta, filiada ao PSDB, partido aliado ao PMDB nacionalmente e no Estado.
Mas, para Donato, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. “São relações locais que determinam a associação ou não entre os partidos. Tem lugares em que o PSDB está conosco e lugares em que não está. Isso vai muito da identidade local”, avalia.
Os tucanos , aliás, estão em segundo lugar em número de candidatos a prefeito. Há 28 filiados ao partido na disputa em cidades como Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Sooretama, Muqui e Pedro Canário, além de Kennedy.
Em terceiro, aparece o PDT, com 20 candidatos. Atualmente os pedetistas comandam dez prefeituras no Espírito Santo. Alguns dos chefes de Executivo municipal não vão tentar a reeleição, como Marcelo Coelho, em Aracruz. Mas a ideia também é ampliar o número de cidades comandadas pelo partido. “Vamos para umas 15 prefeituras”, prevê o vice-presidente estadual da legenda, Josias da Vitória.
Em quarto lugar está o PSD, com 16, que concorre, por exemplo, em Vila Velha. O PT aparece em oitavo, com 11 candidaturas.
Só um
Na lanterna do ranking de candidaturas está o Partido da Mulher Brasileira, o PMB, com apenas um nome. Curiosamente, o candidato é homem: o empresário Moisés de Souza, que quer a cadeira de prefeito de Viana.
A presidente do PMB no Estado, Jaqueline Nonato, diz que não foi possível lançar uma candidata. “Nosso registro saiu muito tarde e não conseguimos preparar uma mulher, mas temos vices mulheres e 70% dos nossos candidatos a vereador são mulheres também”, ressalta. O partido foi fundado em setembro de 2015.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp